vale a pena fazer faculdade

Ainda vale a pena fazer faculdade? Descubra o que mudou!

O mundo vem passando por uma grande mudança, e isso também impacta o mercado de trabalho. Com isso, muita gente agora está se perguntando se ainda vale a pena fazer faculdade ou se existem outras formas de construir carreira.

Porém, essas mudanças estão mostrando a necessidade de buscar habilidades e competências técnicas diversas. Afinal, durante a pandemia vimos o crescimento do sistema de trabalho home office, que foi adotado por cerca de 43% das empresas brasileiras. Isso exige preparo do profissional para lidar com novas ferramentas e estratégias.

Quem está buscando seu espaço no mercado de trabalho, ou pretende fazer uma transição de carreira, precisa atualizar seus conhecimentos para se alinhar a essas novas demandas. A faculdade é o que vai ajudar a alcançar esse objetivo, e neste post explicamos como tudo está funcionando agora. Continue lendo!

Faculdade e mercado de trabalho: qual é a relação?

Ainda vale a pena fazer faculdade porque continua existindo uma boa oferta de vagas de trabalho para quem tem diploma de Ensino Superior. Além disso, o salário desses profissionais é mais alto, e eles têm a possibilidade de buscar uma especialização em segmentos com maior demanda de mercado.

Só em 2018 foram geradas mais de 10 milhões de vagas para profissionais com Ensino Superior completo. Quem faz uma faculdade tem conhecimentos mais amplos do que aqueles que se limitam ao Ensino Fundamental ou Técnico.

Além disso, o diploma de Ensino Superior possibilita fazer uma pós-graduação conforme aquilo que o mercado está necessitando no momento Assim, você pode observar as tendências e agregar esse conhecimento ao seu currículo para ter mais chances de ocupar os melhores cargos.

Durante a pandemia em 2020, a oferta de vagas de trabalho em home office cresceu 300%. Ou seja, as empresas precisam de profissionais que tenham habilidades para trabalhar no sistema remoto, inclusive atuando em equipe dessa maneira.

Algumas áreas tiveram destaque, sendo que o setor de Tecnologia foi aquele que mais contratou para essa modalidade, totalizando 41%. Logo, as profissões envolvendo a área tecnológica e internet, como cibersegurança, ciência e engenharia de dados, inteligência artificial e mídias sociais, estiveram em alta em 2020.

Também merecem destaque aquelas relacionadas ao setor de vendas e de relacionamento com o cliente. Tudo isso porque as empresas estão em busca de profissionais com habilidades para se adequar a essa nova realidade e garantir melhores resultados em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Quais são os benefícios de fazer uma faculdade?

Está começando a ficar cada vez mais claro que realmente vale a pena fazer faculdade, certo? Mas temos ainda outros aspectos para mostrar a diferença que um diploma de Ensino Superior faz na carreira. Veja só quais outros benefícios você pode alcançar fazendo uma graduação.

Melhorias na renda mensal

Esse é um dos principais indícios de que realmente vale a pena fazer faculdade, afinal, os profissionais graduados têm uma renda mensal mais alta. Os salários são maiores em relação àqueles que fazem, por exemplo, o Ensino Técnico.

Para você ter uma ideia, a média salarial de um Técnico em Informática é de R$ 1.706,19 para trabalhar 43 horas semanais. Já quem se forma em Ciência da Computação e Informática tem uma média salarial de R$ 6.738,99 para trabalhar 41 horas semanais. Uma diferença gritante, não é verdade?

Crescimento pessoal

O salário é um dos fatores que vai ajudar o graduado a ter um crescimento pessoal, pois com uma renda mais alta pode concretizar os seus planos e ter o conforto que deseja. Mas não é só isso, porque também pode buscar novas especializações.

Como explicamos, quem faz faculdade tem a opção de buscar cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado e outros títulos. Isso, além da realização profissional, traz uma satisfação pessoal pelas conquistas alcançadas e, ao mesmo tempo, o salário cresce cada vez mais!

Networking

Mesmo durante o curso você terá contato com diferentes profissionais, uma vez que os professores muitas vezes são atuantes na área em que lecionam. Assim, vai aumentar o seu networking, ou seja, a sua rede de contatos de trabalho.

A graduação possibilita conhecer pessoas diferentes, ter acesso a seminários, feiras, congressos e outros eventos para você conviver com os profissionais e as empresas da área, o que gera ainda mais oportunidades.

Melhores oportunidades de emprego

Você viu que a oferta de trabalho para quem tem faculdade é maior, e isso traz a liberdade de escolher em qual empresa deseja trabalhar. Pode até mesmo definir o curso que vai fazer pensando na cidade, estado ou região em que pretende construir sua carreira.

Existem profissionais que buscam a especialização não só pensando no mercado, mas em uma organização em específico. Ou então, escolhem áreas mais em alta, aquelas que estão precisando de profissionais ou demonstram uma grande tendência de crescimento. Assim, já estão prontos para ocupar os cargos que vêm surgindo.

Como equilibrar faculdade e rotina de trabalho?

Não dá mais para negar que vale a pena fazer faculdade, mas nem sempre esse é o problema. Muitas vezes os profissionais deixam de buscar especialização por causa da dificuldade de conciliar o trabalho com os estudos.

Essa é a realidade de muita gente e, por isso, a modalidade de ensino EAD vem ganhando cada vez mais força. Com ela, o estudante pode fazer seus próprios horários porque não precisa comparecer à faculdade todos os dias.

Uma parte da grade curricular é cumprida por meio da internet, sendo que existem os cursos 100% online e os semipresenciais. Neste segundo caso, acontecem encontros semanais no polo para assistir a aulas com os professores e interagir com os colegas.

Nos dois formatos, a faculdade a distância vale a pena por causa dessa flexibilidade que ela proporciona. Inclusive, permite que você busque um curso que não está disponível em sua cidade, por exemplo.

Pode organizar seus horários para estudar um pouquinho todo dia, duas vezes por semana ou só nos fins de semana. Enfim, você pode fazer da forma que se ajustar melhor à sua rotina. E tudo isso com a vantagem de que geralmente os cursos EAD têm um custo menor.

Não se preocupe porque a grade curricular é tão rica quanto a dos cursos presenciais. Você também vai ter o suporte de professores e tutores, além de não aparecer nenhuma diferença no diploma, garantindo as mesmas oportunidades no mercado de trabalho.

Como ingressar na faculdade?

Agora que você já conhece os benefícios de fazer faculdade, que tal conferir 7 formas de ingresso na faculdade? Uma delas vai servir pra você!

7 formas de ingresso na faculdade

Viu só como vale a pena fazer faculdade? Para você construir uma carreira de ainda mais sucesso, fique de olho no que o mercado está procurando e se especialize nas áreas com maior demanda no momento. Aproveite as facilidades do EAD e faça sua própria rotina de estudos para se especializar sem grandes sacrifícios.

Não deixe o seu futuro para depois. Comece agora a construir sua carreira de sucesso. Acesse o site da Anhembi Morumbi para conhecer nossos cursos e escolher o melhor para você!

Que tal descobrir agora qual profissão é ideal para você? Faça este teste vocacional e descubra suas aptidões para trilhar uma carreira de sucesso!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.