tipos de trabalho

Quais são os tipos de trabalho? Confira as principais opções

Sabia que entender os tipos de trabalho é fundamental para fazer boas escolhas em qualquer momento da vida profissional? Isso porque, ao compreender o que envolve as questões trabalhistas, você pode ficar mais atento aos seus direitos.

Há vários tipos de trabalho, entre os quais alguns se destacam. No formal, por exemplo, o colaborador tem acesso aos direitos previstos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que são: décimo terceiro, férias, licenças, entre outros. De outro modo, no informal, não há relações trabalhistas com registro legal, o que o impede de obter seus direitos.

Quer saber mais sobre esses e outros tipos de trabalho e como escolher o melhor para você? Acompanhe a leitura para conferir!

CLT: carteira assinada

É o formato mais clássico, criado ainda no século passado, em 1 de maio de 1943, instituído pelo Decreto-Lei nº 5.452. Com ele, as relações entre patrão e empregado adquiriram uma série de contratos que asseguravam a saúde do trabalhador.

O resultado foi maior segurança, pois desde então, os meios de demissão, por exemplo, ocorrem com algumas garantias. A carteira assinada, fruto da CLT, é uma das principais modalidades de emprego no Brasil ainda hoje.

Nesse modo laboral, os profissionais cumprem um regime fixo de horas. No entanto, há mais flexibilidade com o trabalho remoto ou home office atualmente.

PJ: pessoa jurídica

Provavelmente você já tenha lido ou ouvido o termo em alguma reportagem ou mesmo conversa. Para o mercado de trabalho, as empresas também são pessoas, mas, nesse caso, “pessoas jurídicas”. A expressão é usada para identificar um negócio, inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), sob o qual toda empresa deve estar devidamente regularizada.

Acertado esse e outros trâmites para dar início ao funcionamento do negócio, o estabelecimento pode ter acesso a linhas de crédito e aumentar o número de funcionários legalmente. Já o tipo de regime tributário dependerá basicamente do faturamento e da atividade econômica a ser desempenhada.

MEI

Sigla para Microempreendedor Individual, esse formato diz respeito, também, a um tipo de pessoa jurídica, mas de estrutura menor. Para se enquadrar nessa categoria, você pode ter apenas um empregado ou trabalhar sozinho.

O MEI tem um CNPJ e emite notas fiscais. Além disso, obedece a um regime de direitos e obrigações como prestador de serviços ou comerciante, dono de uma empresa de pequeno porte. Um exemplo de MEI pode ser um profissional que trabalha com formatação de computadores. Ele é contratado para melhorar o sistema operacional das máquinas. A cobrança é feita pontualmente apenas por esse serviço.

Autônomo

Alguém que exerce a atividade profissional sem vínculo empregatício, a qual não é obrigatoriamente ligada a uma prestação de serviço. O profissional autônomo atua apenas como Pessoa Física. Uma das características desse formato é que ele assume riscos ao trabalhar por conta própria de forma mais flexível juridicamente.

Informal

De um modo semelhante ao anterior, os trabalhos de natureza não formal são identificados como aqueles que não seguem a legislação. Os tributos, regimes de horas e garantias não fazem parte do exercício. Não há emprego contratual, mas há remuneração por parte da empresa. Os contextos são diversificados e não garantem os direitos trabalhistas.

Freelancer

A palavra é de origem inglesa e é mais um modo de denominar o profissional autônomo. Nesse caso, ele pode trabalhar com muitas empresas.

Uma das características é a busca por captar clientes, sem recorrer a terceiros. Dessa forma, esse profissional o próprio horário, preço de serviço e tem total autonomia para decidir os caminhos a percorrer nesse formato de trabalho.

O universo do freela é muito comum entre trabalhadores da área de comunicação e tecnologia. Isso porque há muita demanda nesses segmentos, como gestão de redes sociais, produção de logomarcas e implementação de sistemas de gestão. É comum buscar esse modo de trabalho para a recolocação profissional.

Temporário

O nome já antecipa o tipo de trabalho. Geralmente, empresas abrem vagas provisórias para preencher os momentos de férias e folgas de outros colaboradores, além de complementar a equipe em épocas de alta demanda. Essa forma transitória, no entanto, pode mudar de quadro. Muitos profissionais conseguem um cargo fixo após um período temporário na empresa.

Empresário e sócio

Aqui, a relação diz respeito a uma quantidade investida de capital para uma empresa. O empresário tem a maior parte e o sócio entra com alguma contribuição para fazer com que o negócio cresça. A depender dos formatos, as duas modalidades podem ter a mesma função.

Essa é uma forma bastante utilizada para adiantar o crescimento de uma empresa. Com a entrada de mais capital, torna-se viável o investimento em estruturas e o aumento da produção, por exemplo.

Voluntário

Sabia que a Lei 9.608/1998 define esse tipo de trabalho? Assim o voluntariado é todo exercício não remunerado que pode ser prestado por uma pessoa física a alguma instituição privada de fins não lucrativos. O voluntariado também pode ser exercido em entidades públicas.

São muitas as maneiras de prestar esse serviço, que pode ser de cunho educacional, científico, assistencial, cultural, entre outros. Além de ser visto com simpatia nas seleções, o trabalho voluntário pode fazer parte e ajudar os candidatos a alcançarem objetivos profissionais. Afinal, ele propicia o desenvolvimento de habilidades e qualidades do futuro colaborador, como a empatia.

As relações atuais de trabalho vivem transformações profundas. Isso se deve à facilidade com que a tecnologia promoveu a conexão e reduziu fronteiras. Além disso, a popularização de informações, com o surgimento de cursos online, aumentou o repertório dos trabalhadores.

Entender quais são os tipos de trabalho e como utilizar as facilidades e cada um deles para progredir na carreira é uma estratégia inteligente. Dos formatos mais clássicos, como o de carteira assinada, a outros formatos mais híbridos, todos eles se inserem em profissões do futuro. Então, agora que você conhece os principais tipos de trabalho, analise qual se encaixa melhor no seu perfil e comece a colocar em prática metas e planos!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e conheça um pouco mais sobre transição de carreira.

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.