gestão hospitalar

Curso de Gestão Hospitalar: guia completo para a carreira!

Neste post, você vai conhecer tudo o que precisa saber sobre Gestão Hospitalar, que é um curso muito importante para todo mundo. Afinal, quem não depende de serviços de saúde estruturados e eficientes?

O gestor hospitalar é o profissional que garante o perfeito funcionamento dos processos internos, necessários para a administração de empreendimentos em saúde. Ele faz isso aplicando boas práticas de gestão em busca da excelência, por meio da sua especialização.

Então, se prepare! Ao continuar a leitura, você vai conhecer um setor fascinante para quem busca realização profissional, justamente por causa dessa contribuição coletiva que mencionamos logo no primeiro parágrafo — o que não foi à toa.

Então, relaxe, aceite o nosso convite e aproveite, pois você está diante de um conteúdo realmente completo e sobre uma área que pode favorecer a conquista dos seus sonhos. Confira!

Curso de Gestão Hospitalar: como funciona?

De todos os cursos voltados às ciências da saúde, o de tecnólogo em Gestão Hospitalar está entre os que mais facilitam o ingresso, que costuma ser muito concorrido nas várias profissões da área. Desse ponto de vista, é uma oportunidade única de buscar realização em um setor bastante promissor.

Porém, isso não significa que esse seja um curso de menor importância — muito pelo contrário. É que o setor de saúde é altamente concorrido.

Afinal, a Gestão Hospitalar oferece um suporte importante aos profissionais da área. Durante muito tempo, era comum ouvir médicos e outros trabalhadores reclamando da falta de cursos específicos, que nem sempre estiveram à disposição.

O curso de Gestão Hospitalar foi elaborado para preencher essa lacuna. Por isso, ele é muito prático. Quem se forma na área pode ingressar rapidamente no mercado de trabalho e tem ótimas oportunidades.

Como ingressar?

As alternativas de ingresso são muito variadas , dependendo da sua condição atual e da formação anterior. Para fazer sua inscrição, você pode escolher entre:

  • usar a nota do ENEM;
  • fazer vestibular;
  • entrar como diplomado — caso já tenha uma graduação concluída;
  • realizar uma transferência — se já estuda em outra instituição.

Em todos os casos, é preciso preencher a ficha de inscrição e seguir os passos determinados no formulário online. Em algumas situações, como para o eventual aproveitamento de matérias já estudadas, será necessário enviar documentos adicionais. Fora isso, depois de cumprir os requisitos, é só aguardar o link enviado por e-mail e fazer a matrícula.

Por que tentar o tecnólogo em Gestão Hospitalar?

O curso de tecnólogo em Gestão Hospitalar tem vantagens pontuais e importantes, como a duração e a especificidade. Contudo, a primeira coisa que precisamos entender é que essa modalidade de graduação tem objetivos muito práticos.

Esses cursos são altamente voltados ao mercado de trabalho e a necessidade de profissionais interessados em se planejar para ele, com agilidade e a profundidade ideal. Nesse contexto, ele se diferencia de alternativas elaboradas para preparar quem quer se dedicar a uma carreira na universidade, por exemplo. 

Esses profissionais têm uma necessidade de aprofundamento e de conteúdos diferentes, pois exercem atividades diversas. Como o nome diz, o curso de tecnólogo vai ajudar você a desenvolver a técnica. 

Portanto, é elaborado pra preparar você para executar as tarefas fundamentais da rotina de um gestor hospitalar, como o planejamento, o controle financeiro e outras demandas bem práticas e específicas do setor de saúde — que incluem o gerenciamento do descarte de materiais tóxicos adequadamente, por exemplo.

No próximo tópico, o conteúdo do aprendizado vai ficar bem claro para você, pois relacionamos e explicamos várias das disciplinas da grade curricular. Vamos conferir?

Qual a grade curricular?

Conhecer a grade curricular é uma excelente maneira de formar uma visão mais abrangente sobre como será o seu dia a dia na faculdade. Sabendo do conteúdo de cada curso, você pode avaliar facilmente se a sua trajetória vai ser mais fácil ou difícil.  

O ideal é que você possa aprender se divertindo, não é mesmo? Então, conheça as disciplinas e veja as que são do seu gosto e as que podem ser mais difíceis para você. Sobre isso, só não espere encontrar apenas matérias de sua preferência. Em qualquer curso, sempre é preciso um pouco de esforço adicional com uma ou outra área do conhecimento.

Isso não vai acontecer com as matérias optativas, que fazem parte da grade curricular e sempre guardam alguma relação com a área de estudo. Porém, não vamos falar delas porque elas podem variar bastante e são escolhidas de acordo com as opções pessoais. Para começar, vamos relacionar algumas disciplinas importantes em qualquer curso de gestão.

Comunicação

Desenvolver uma boa comunicação interna e externa é muito importante para a administração de qualquer negócio. É preciso garantir que a informação flua livremente e possa ser consultada sempre que for necessário.

Direito Aplicado a Negócios

O aspecto legal também é fundamental. Para administrar qualquer setor é preciso conhecer as regras básicas, o que é ainda mais importante em uma área com tantas normas, como é a de saúde.

Fundamentos da Administração e da economia

Os conceitos e fundamentos da administração e da economia costumam ser ministrados em matérias separadas. Eles são muito importantes como base da sua formação em gestão.

Responsabilidade Social Corporativa

A responsabilidade social pode ser considerada, inclusive, do ponto de vista do marketing, porque é fundamental para garantir a reputação do empreendimento, especialmente na área da saúde.

Diagnóstico Organizacional

Um bom diagnóstico situacional possibilita encontrar os gargalos e pontos fracos, que precisam ser identificados para que o gestor possa aplicar medidas contínuas de melhoria.

Empreendedorismo

A arte de empreender vem sendo estudada há muito tempo e pode ajudar você na conquista dos seus sonhos. Ela também é bem-vinda pra desenvolver melhorias dentro do seu próprio emprego, não sendo obrigatoriamente relacionada à criação de um negócio.

Estatística Descritiva

Essa pode ser uma matéria difícil para quem não gosta de exatas, mas é fundamental entender a lógica estatística para poder analisar dados diversos.

Gestão da Logística Integrada

Vários insumos são fundamentais para o perfeito funcionamento de uma unidade de saúde, o que exige habilidade e conhecimento em logística. Definir o tempo que cada material deve estar no estoque, o local e até os recursos investidos nesses compostos faz parte da rotina de um gestor hospitalar, aumentando a importância dessa disciplina.

Matemática Financeira

A administração das finanças é outro ponto delicado e importante da Gestão Hospitalar. Em grande parte, o trabalho do gestor nesse segmento é buscar o máximo aproveitamento dos recursos. Para isso, é preciso evitar desperdícios a partir de dados de desempenho e financeiros. Muitos deles podem ser levantados com a matemática financeira.

Outras disciplinas que contribuem para esse tipo de análise são as de: Métodos de Preço, Custos e Custeio, a de Gestão Financeira e Orçamentária.

Gestão de Pessoas

Essencialmente, negócios são compostos por pessoas e os gestores precisam saber liderar, e engajar a todos os envolvidos para conseguir resultados. Isso só é possível por meio da criação e manutenção de uma equipe unificada e bem-estabelecida no ambiente de trabalho.

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico abrange todas as atividades da gestão, incluindo processos, controle de qualidade, orçamento, estratégias de negociação e, claro, o marketing. Algumas dessas atividades são detalhadas em disciplinas específicas, mas são descritas e organizadas a partir de um plano estruturado. 

Isso permite determinar metas, objetivos e indicadores de desempenho, que também fazem parte do plano. É com base nessas informações que o gestor pode identificar gargalos e falhas, buscando aprimoramento constante. 

Disciplinas específicas

Além das matérias voltadas à gestão, o curso de Gestão Hospitalar também precisa oferecer conhecimento específico da administração em saúde.

Esse aprendizado é o que vai diferenciar quem se forma nessa área de quem estudou administração, por exemplo. Algumas dessas matérias são:

  • Auditoria Hospitalar;
  • Gestão de Resíduos Sólidos em Saúde;
  • Gestão de Serviços de Saúde;
  • Hotelaria Hospitalar;
  • Bioética;
  • Gestão da Qualidade e Certificações em Saúde;
  • Saúde Coletiva;
  • Avaliação, Controle e Regulação no SUS;
  • Gestão de Contratos e Convênios e Faturamento Hospitalar;
  • Gestão de Operações em Saúde.

Quais as possibilidades de especialização?

Uma excelente maneira de avançar na carreira é cursando uma especialização na área, como a de Pós-graduação em Gestão Hospitalar, com duração de 2 semestres. O curso permite se aprofundar em alguns temas vistos na graduação e conhecer novos caminhos, como os voltados para a inovação, por exemplo.

Algumas disciplinas abordadas são:

  • Bioética e Humanização em Saúde;
  • Ferramentas Práticas para a Inovação — Área Saúde e Bem-estar;
  • Saúde Baseada em Evidências;
  • Auditoria em Procedimentos Médicos e em Contas Hospitalares;
  • Gestão de Custos e Formação Estratégica de Preços;
  • Regulação do Mercado da Saúde Suplementar;
  • Tecnologia da Informação na Área da Saúde.

A pós-graduação também pode ser uma oportunidade se o seu objetivo for o de atuar prestando consultoria, seja como consultor interno (contratado pela instituição), ou externo (fornecendo serviços como autônomo ou por meio de uma empresa própria).

Afinal, o aprofundamento no conhecimento transmite mais confiabilidade, segurança e competência, o que certamente facilita o alcance das remunerações mais altas.

Uma alternativa interessante é o MBA em Gestão Da Saúde com Ênfase em Administração Hospitalar. As características do MBA são diferentes da de uma pós-graduação. Por isso, é importante conhecer esses diferenciais para avaliar a modalidade mais adequada aos seus objetivos de carreira.

Qual a duração média?

A formação em Gestão Hospitalar é uma graduação com duração de 6 semestres. Portanto, tem um ano a mais que boa parte das modalidades tecnológicas, que são faculdade de 2 anos, mas não exigem o mínimo de 4 anos dos bacharelados.

Você pode demorar um pouco mais ou menos, dependendo da sua possibilidade de dedicação. Especialmente para quem precisa se dedicar ao trabalho e ao estudo, é preciso contar com a flexibilidade da instituição de ensino.

Qual o perfil do profissional em Gestão Hospitalar?

O melhor curso do mundo ainda pode ser muito difícil de terminar para quem não tem afinidade com o conteúdo e com as atividades. Por outro lado, uma graduação desafiadora, que exige muita dedicação do aluno, será muito fácil para quem tem paixão pelas tarefas e características da profissão.

É por isso que fizemos questão de descrever o perfil de cada profissional quando falamos sobre cada curso. Com a Gestão Hospitalar, não poderia ser diferente. Para facilitar, desenvolvemos um infográfico para você. Veja abaixo.

gestão hospitalar

Como funciona o mercado para Gestão Hospitalar?

Embora o curso de Gestão Hospitalar seja específico para atuação no setor da saúde, existem muitas oportunidades e uma variedade de opções de trabalho. Por exemplo, você pode trabalhar em:

  • casas de repouso para idosos;
  • centros hematológicos;
  • clínicas;
  • consultorias e auditorias;
  • empresas prestadoras de serviço na área;
  • hospitais;
  • laboratórios;
  • maternidades;
  • policlínicas;
  • unidades básicas.

Apesar do campo de atuação vasto, a característica principal desse mercado é que ele é baseado em uma formação específica — o que já falamos.

Isso cria um diferencial importante, já que quem se forma em Gestão Hospitalar é visto como alguém que se dedicou para atuar no setor. Portanto, tem grandes chances de estar mais preparado para fazer o seu trabalho em relação ao indivíduo que procurou uma formação genérica. 

Esse foco abre portas e facilita o trabalho do profissional, que estará menos sujeito a surpresas, mais seguro de suas tarefas e responsabilidades. 

Qual a média salarial do profissional formado?

Sempre que alguém se pergunta sobre qual profissão seguir, a remuneração é um dos fatores considerados. Afinal, realizar nossos sonhos depende de termos condição para isso.

Uma boa remuneração é importante para garantir conforto e segurança, mas também é fundamental para o desenvolvimento pessoal, que fica mais fácil quando podemos investir em nós mesmos e na nossa carreira, certo?

Um gestor hospitalar pode contar com uma média salarial de R$ 3.202,58 no início da carreira. Depois de investir no aperfeiçoamento e se profissionalizar, o salário pode ultrapassar a casa dos R$ 10 mil.

Agora, sempre que falamos em média salarial, precisamos lembrar que há profissionais ganhando acima e abaixo dela. O que pode colocar você nas melhores posições e mais perto dos seus sonhos é um bom preparo, esforço e comprometimento. 

6 razões para cursar Gestão Hospitalar

Além de ter afinidade com a área, as habilidades necessárias e o desejo de realizar atividades socialmente importantes, existem motivos práticos e objetivos para você escolher a Gestão Hospitalar. Chegou a hora de refletir sobre isso! 

1. Opção em EAD

Provavelmente, você já sabe o que é EAD e já teve contato com algumas opções de ensino à distância. Elas são cada vez mais comuns e mais adaptadas, especialmente com a pandemia. 

Depois de vários anos em uma fase de aprendizado e desenvolvimento, podemos dizer que os cursos EAD e as plataformas digitais de ensino foram muito aprimoradas, o que garante uma oportunidade a mais para quem precisa conciliar o trabalho, o estudo e um preço acessível.

Os horários são flexíveis e os métodos são desenvolvidos especialmente para o ensino remoto. Além disso, essa alternativa permite que o aluno se desenvolva em habilidades fundamentais do mundo digital.

Essa experiência é importante para quem quer trabalhar na área da saúde, pois esse setor é um dos que mais empreende em tecnologias da transformação digital. O chamado Hospital 4.0 usa recursos como inteligência artificial, reconhecimento de imagens e exames digitais para, por exemplo, fazer diagnósticos em radiografias automaticamente. 

2. Multidisciplinar

Esse é um termo muito usado por profissionais da saúde. Eles são acostumados a atender pacientes em conjunto, agregando o conhecimento de especialistas, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, por exemplo, para gerar o máximo benefício à integridade física e psicológica do paciente.

No setor gerencial, esse quadro é um pouco diferente. No lugar de buscar vários profissionais, cada um especialista em sua área, o ideal é contar com alguém capaz de agregar conhecimentos diversificados, como:

  • consultoria;
  • auditoria;
  • processos;
  • regras legais em saúde;
  • logística;
  • comunicação;
  • descarte de resíduos etc.

3. Alta demanda do mercado

O gestor de saúde é muito requisitado no mercado. Um dos principais motivos é que muitos médicos empreendem na área e eles não querem deixar de se dedicar à medicina. Eles preferem focar no que aprenderam a fazer e delegar outras atividades para especialistas.

Além disso, esse mercado ainda tem muito para crescer, especialmente em iniciativas que sejam capazes de democratizar o acesso à saúde. Para que isso seja possível, o papel do gestor é essencial.

Ele contribui para esses objetivos otimizando recursos e elaborando novos modelos de negócio. Essa área precisa muito de pessoas capazes de elaborar formas eficientes para levar tratamentos de saúde a um número cada vez maior de pessoas.

4. Vasto campo de atuação

Em outros tópicos, você já se informou sobre as várias áreas de atuação do gestor hospitalar. É importante reforçar a abrangência de atividades como vantagem porque muita gente pode ter uma visão errada, já que se trata de uma especialização.

Por exemplo, você pode imaginar que alguém que estude administração tenha um campo muito maior, mas é preciso considerar a quantidade de profissionais que fazem cada curso e a de oportunidades em cada área.

Desse ponto de vista, a área de gestão em saúde tem um espaço significativo, especialmente para quem tem o perfil ideal e um sonho para realizar.

5. Mobilidade profissional

Se você se dedicar à carreira de gestor hospitalar, tem boas chances de conquistar cargos e posições melhores na sua trajetória. Há oportunidades para todos os níveis de experiência e formação, com um bom nível de valorização para quem se dedica a melhorar sempre.

6. Alta perspectiva de inovação

Também já comentamos sobre a importância da transformação digital na área da saúde, quando falamos do uso de inteligência artificial e exames digitais, lembra? Pois bem, mencionamos apenas uma parte das possibilidades nesse campo.

Já existem soluções de acompanhamento remoto do paciente sendo aplicadas no mundo todo. Eles são monitorados em casa, com sensores capazes de enviar dados sobre batimentos cardíacos e vários outros sinais vitais.

Soluções de prontuários eletrônicos e até agendamento automático de consultas, realizadas por softwares robôs, já estão largamente disponíveis. Muitos desses recursos dependem de bons gestores para implantá-los, o que aumenta o valor e a demanda pelos profissionais especializados na gestão da área. 

Como encontrar o curso em Gestão Hospitalar ideal?

Escolher um bom tecnólogo em Gestão Hospitalar pode ser uma tarefa difícil para quem ainda não conhece muito bem a área. Afinal, como saber se o curso é reconhecido pelo mercado se você está fora dele?

Mas isso é mais fácil do que você imagina. Atualmente, todos os cursos são avaliados com base no desempenho dos alunos e você pode conferir as notas de cada instituição para comparar suas opções. 

Além disso, se você tem uma perspectiva sobre a área específica que quer trabalhar, como em hospitais propriamente ditos ou em instituições públicas, pode pesquisar sobre as exigências de contratação e comparar com as ofertas de cursos.

Nunca deixe de verificar detalhadamente a grade, pois é ela que permite saber exatamente o que você vai aprender e se terá a exata formação que precisa. Você também pode escrever para coordenadores do curso e para os atendentes das universidades. 

Em se tratando de boas instituições de ensino, que têm a forte cultura de valorização da educação, você pode contar com uma orientação personalizada e atenciosa. 

Agora que você tem todas as informações sobre o curso de Gestão Hospitalar, podemos concluir com o desejo de que tenha sucesso na sua caminhada. Contudo, não vamos terminar o texto sem garantir que você tenha acesso a outros conteúdos importantes nessa trajetória.

Acesse o link e confira as nossas dicas para criar uma rotina de estudos de sucesso!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.