Para ser delegado preciso fazer faculdade de Direito?
Você é uma pessoa com forte senso de justiça, habilidades de liderança naturais, boa capacidade de planejamento e ainda tem vontade de construir uma carreira estável no serviço público? Então, é bem provável que já tenha pensado em entrar para a faculdade de Direito e ser delegado de polícia.
Para chegar lá, é necessário percorrer uma jornada, e as dúvidas não são poucas. O que faz um delegado? Quais são os requisitos para a profissão? Será que para ser delegado é preciso fazer faculdade de Direito?
Vamos responder a essas e outras questões aqui neste post. Continue conosco e faça uma boa leitura!
Como funciona a profissão de delegado?
O delegado é o profissional responsável por planejar, comandar e supervisionar investigações criminais da jurisdição da qual faz parte. É o agente da polícia encarregado de aplicar as leis cabíveis, garantindo a segurança pública.
Entre as suas atribuições, estão:
- instaurar e presidir procedimentos e inquéritos policiais;
- orientar, executar e coordenar a administração da polícia judiciária;
- chefiar o quadro de policiais;
- organizar, coordenar e supervisionar operações e investigações criminais;
- manter a ordem pública e prevenir atividades criminais.
Para isso, o delegado conta com a parceria de outros profissionais da área do Direito, como advogados e promotores de justiça. Além disso, atua em colaboração com bombeiros, organizações de defesa civil e serviços de emergências médicas.
É possível ser delegado da Polícia Civil ou delegado da Polícia Federal (PF). As atribuições de ambos os profissionais são semelhantes, com algumas diferenças no âmbito de atuação em relação aos crimes que investigam, sendo que o delegado da PF tem competência para lidar com questões de interesse nacional ou transnacional.
Um dos campos jurídicos de atuação do delegado que está em crescimento atualmente é o Direito Digital, que lida com crimes e questões de segurança e regulamentação de internet, cibersegurança, proteção de dados etc.
Quais são os requisitos para ser delegado?
Como você já deve imaginar, é preciso fazer faculdade de Direito para ser delegado, já que as funções do profissional exigem amplo conhecimento sobre o sistema judiciário do país. Depois, é preciso prestar concurso público e conseguir a aprovação para ter a nomeação no cargo.
Também é necessário contar com preparação física e psicológica para atuar como delegado, ter mais de 18 anos, estar em dia com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino) e a justiça eleitoral, além de ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.
Para ser delegado precisa fazer faculdade de Direito?
Precisa sim, mas não é obrigatório ter aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
No entanto, os editais para ser delegado costumam exigir um período de 3 anos de prática na área jurídica ou policial, e a atuação na advocacia valida esse requisito. Então, é recomendável passar na prova da OAB após a faculdade de Direito.
Como escolher a faculdade de Direito?
Chegando até aqui, você deve ter percebido que vale a pena fazer Direito, não é? Afinal, são muitas oportunidades que o curso abre.
Se você deseja ser delegado de polícia, é preciso saber escolher uma boa faculdade de Direito para começar com vantagem frente aos concorrentes.
Entao, considere uma instituição de renome, que tenha um corpo docente qualificado e que ofereça uma estrutura moderna e tecnológica para auxiliar no processo de aprendizado e pesquisa dos alunos.
É exatamente isso o que você encontra na Anhembi Morumbi! Além de focarmos a empregabilidade de nossos graduandos, temos todas as ferramentas necessárias para você alcançar o sucesso que deseja na sua profissão.
Agora que você sabe que, para ser delegado, precisa fazer faculdade de Direito, só falta iniciar a sua trajetória! Escolha a forma de ingresso e venha estudar Direito na Anhembi Morumbi!