Saiba mais sobre o mercado de trabalho para Administração
Conteúdos
Com uma matriz curricular bastante abrangente, englobando conteúdos que vão da Sociologia à Matemática, o curso de Administração prepara os alunos para posições diversas, como coordenação de equipes, gestão de pessoas e gerenciamento de finanças corporativas.
O mais interessante é que toda essa versatilidade tende a elevar os níveis de empregabilidade dos talentos formados na área.
Você está cogitando a possibilidade de optar por essa graduação e gostaria de saber mais a fundo como está o mercado de trabalho para a Administração? Bem, continue a leitura dos próximos tópicos e atualize-se! Vamos lá!
Quais são as áreas de atuação do administrador?
É superimportante pontuar que a graduação em Administração, como mencionamos, abarca tanto o campo das Ciências Exatas — a exemplo da Contabilidade, da Logística etc. — quanto o campo das Humanas — Recursos Humanos (RH), planejamento organizacional etc. Diante disso, quem é graduado na área pode ocupar cargos diversos em vários mercados e segmentos, seja na esfera privada, seja na esfera pública.
A seguir, elencamos algumas áreas de atuação dos administradores. Veja e aproveite para avaliar se você demonstra afinidade com alguma delas!
Marketing
Embora nem todos saibam, o mercado de trabalho da Administração abarca a área de Marketing. Atuando no setor, comumente, o administrador se envolve no estabelecimento de estratégias direcionadas ao aumento dos lucros da corporação e ao fortalecimento da marca de modo geral.
Inclusive, o domínio de habilidades de engajamento do público-alvo da companhia tende a ser um grande diferencial entre os profissionais que almejam oportunidades no segmento.
Diante de um mercado tão competitivo como o atual e do grande nível de exigência dos consumidores, é imperativo conhecer a fundo as suas necessidades e preferências, especialmente para o desenvolvimento de soluções e campanhas verdadeiramente atrativas aos olhos dos clientes.
Gestão Hospitalar
Os cargos voltados ao gerenciamento de instituições de saúde também podem ser ocupados por graduados em Administração. Afinal, para gerir um hospital, é imperativo ter conhecimento na área — e, como um “plus”, também em Políticas Públicas de Saúde e Contabilidade.
Nessa área, os profissionais costumam ser responsáveis pela gestão do quadro de pessoal da unidade, pela manutenção do espaço físico e pela organização hospitalar, o que abrange até mesmo o descarte apropriado do lixo produzido e o controle de estoque.
Ainda nesse contexto, é válido destacar que os formados em Administração também podem construir carreiras bem-sucedidas em laboratórios, farmácias e casas de repouso, por exemplo.
Consultoria
Se você tem um perfil mais independente e está em busca de flexibilidade, talvez a modalidade de atuação no mercado de trabalho da Administração ideal para você seja a consultoria.
No exercício dessa profissão, os graduados podem desenvolver as suas atribuições na área financeira, na identificação de eventuais falhas de gestão empresarial e nos processos mais estratégicos. Outras possibilidades incluem, por exemplo:
- a consultoria em empreendedorismo e startups, na elaboração de planos de negócios, na busca de investidores, na validação de ideias etc.;
- a consultoria em gestão empresarial, na definição de estratégias corporativas, na melhoria dos processos internos etc.;
- a consultoria em TI (Tecnologia da Informação), na implementação e na otimização de sistemas de informação, no desenvolvimento de soluções tecnológicas, na gestão de projetos etc.;
- a consultoria em logística e Supply Chain, na otimização das cadeias de suprimentos, na gestão de estoque, entre outros aspectos logísticos.
O objetivo dos talentos, nesse caso, é contribuir direta e ativamente para que os seus contratantes atinjam as metas traçadas previamente. Uma curiosidade interessante é o fato de que os administradores que oferecem serviços de consultoria podem ser contratados por corporações e por pessoas físicas que estejam em busca de uma segurança maior nas suas tomadas de decisão.
Logística
Em razão de a área envolver atividades relativas ao controle dos estoques, da produção, da distribuição e do deslocamento das mercadorias, é imperativo que haja um bom administrador por trás de todos esses processos. Portanto, como vimos brevemente, o mercado de trabalho da Administração também engloba oportunidades na Logística.
No cotidiano, a ideia é de que o profissional seja capaz de elevar os níveis de produtividade da empresa e reduzir significativamente eventuais desperdícios e as despesas relacionadas aos materiais.
Na Logística, todos esses procedimentos são conduzidos pelo planejamento dos processos e, claro, pelo auxílio prestado ao quadro de pessoal.
Como está o mercado de trabalho para a Administração?
Bem, com as frequentes alterações pelas quais o universo empresarial vem passando, preparação é a “palavra de ordem” para se manter um profissional apto e valorizado pelas empresas no futuro. Afinal, constantemente vemos surgirem novos campos de atuação e, como uma consequência direta, novas oportunidades de trabalho.
A propósito, o Conselho Federal de Administração (CFA), na Pesquisa Nacional do Perfil dos Profissionais de Administração, revelou recentemente um panorama do que é esperado dos graduados em Administração no futuro.
Entre outras áreas também bastante interessantes, o levantamento apontou que as mais promissoras em termos de contratação de administradores são o agronegócio, a atuação em instituições financeiras, a consultoria empresarial e a administração pública direta.
Quais são as perspectivas para o profissional formado em Administração?
De maneira geral, para os administradores, o mercado de trabalho se mantém sempre dinâmico. Afinal, nos períodos de recessão econômica, os graduados em Administração ganham importância sob a ótica das organizações pela necessidade de racionalizar os investimentos, otimizar os custos e aumentar as taxas de produtividade.
Em cenários positivos, por outro lado, a produção retorna a todo vapor. O mercado fica aquecido, o que influencia positivamente a geração de oportunidades de emprego.
Qual é o perfil profissional do administrador?
É indiscutível que, em todas as áreas, há talentos que se destacam justamente por terem características diferentes e valorizadas pelo universo corporativo — sejam habilidades “natas”, sejam competências desenvolvidas com o tempo e a experiência. No curso de Administração, que dura quatro anos (o equivalente a oito semestres), não seria diferente.
Embora não exista um “perfil perfeito”, se você almeja ser notado pelos recrutadores/contratantes em um mercado acirradíssimo, é interessante:
- ter espírito de liderança — os administradores, geralmente, estão à frente de inúmeras responsabilidades, mas devem desenvolver um bom senso de liderança para orientar os integrantes do quadro de pessoal em prol dos objetivos organizacionais, com uma visão de longo prazo;
- ser analítico — para saber o momento certo de agir, um bom administrador precisa desenvolver uma visão altamente sistemática diante de cada situação enfrentada, visando à resolução mais rápida e acertada dos problemas;
- ter uma boa comunicação — diferentemente do que alguns pensam, apenas repassar as informações recebidas “de cima” não basta; na realidade, é imperativo garantir que o receptor compreenda verdadeiramente a mensagem. Portanto, ser comunicativo também é um diferencial para o mercado de trabalho da Administração.
Como vimos, o mercado de trabalho da Administração tende a ser bastante promissor, tanto em razão da versatilidade, já que os graduados podem atuar em diversas áreas distintas, quanto em razão da sua dinamicidade, pois os profissionais que se destacam perante os demais são valorizados pelas corporações nos períodos de baixa e nos de alta.
Agora que você já está por dentro do extenso leque de possibilidades que uma escolha acertada pode oferecer, que tal dar o primeiro passo? Acesse o portal da Anhembi Morumbi e inscreva-se no curso de Administração!