Como lidar com trabalho em grupo na faculdade em 7 passos

Como lidar com trabalho em grupo na faculdade em 7 passos

Dividir tarefas com os colegas é algo recorrente e que faz parte da jornada universitária. Por isso, é importante saber como lidar com o trabalho em grupo na faculdade, para tornar esses momentos mais produtivos e agradáveis para todos os integrantes.

Fazer novos contatos e conhecer as diferenças de cada colega é essencial para desenvolver habilidades que favorecem a vida pessoal e profissional. Essa prática faz com que os trabalhos sejam mais uma oportunidade de aprendizagem.

Se você está a procura de dicas de como realizar trabalho em grupo com eficiência, confira este conteúdo para começar a colocar as ações em prática agora mesmo.

Como trabalhar em grupo na faculdade?

Atuar em conjunto é uma prática desafiadora, pois cada pessoa pensa e age diferente. Logo, o segredo está em saber lidar com essas particularidades, de modo que todos participem de maneira igualitária. Entenda como trabalhar em grupo na faculdade em 7 passos.

1. Combine como será o trabalho

Para harmonizar responsabilidades em um grupo, comunicação clara e consenso inicial são essenciais. Dividam tarefas de acordo com interesses, e estejam abertos para adaptações quando necessário. Combinar cada passo de forma coletiva é essencial para o sucesso do projeto.

Mantenham-se disponíveis para discussões e feedback, e celebrem juntos os marcos alcançados. A responsabilidade individual e o alinhamento das decisões favorecem o cumprimento das tarefas, enquanto o respeito mútuo fortalece a colaboração. Tais detalhes garantem uma convivência mais positiva, o que permite fazer e reforçar amizades.

2. Elabore um cronograma de tarefas

É importante ter organização para que as atividades sejam feitas conforme o que foi pedido pelo professor. Para isso, é necessário dividir as tarefas de maneira justa entre todos os participantes e definir prazos.

Com o apoio de um cronograma de estudos, fica mais fácil visualizar o que precisa ser feito. Uma sugestão é deixar um prazo ligeiramente maior entre a entrega das tarefas e o prazo final do trabalho. Assim, imprevistos não prejudicarão o andamento das atividades.

3. Aproveite o talento de cada integrante

Cada pessoa tem uma habilidade que pode ser útil para o grupo. Além disso, cada integrante apresenta domínios e limitações distintos, mas que se complementam com a participação coletiva. Por exemplo, alguns têm habilidade apurada com a escrita, outros com as pesquisas, com a edição das apresentações e por aí vai. O segredo está em descobrir quais funções cada um desempenha com mais familiaridade.

4. Use a tecnologia a favor do trabalho em grupo na faculdade

A barreira física e as rotinas individuais podem não permitir encontros coletivos presenciais para dar andamento às tarefas. A rotina profissional, o trânsito e outras variáveis dificultam o processo, enquanto as ferramentas tecnológicas facilitam cada vez mais a comunicação.

Por isso, é importante priorizar o uso da tecnologia a favor do grupo. Nesse sentido, todo recurso que colabore para o contato é bem-vindo, como WhatsApp, Telegram, Google Drive, Zoom, fóruns de discussão do próprio sistema da faculdade e aplicativos que gerenciam tarefas, como: Asana, Flow, Todoist etc.

5. Seja compreensivo

Ninguém está livre de ter problemas algum dia. Portanto, da mesma forma que imprevistos podem ocorrer com você, fazendo-o descumprir prazos, isso também pode acontecer com os outros integrantes do grupo.

Por isso, é importante colocar a compreensão e a empatia em prática. Isso não significa ser permissivo, principalmente quando surgirem descumprimentos frequentes que podem impactar o resultado do trabalho. A ideia é colocar-se no lugar do outro e buscar ser justo. Essa atitude evita conflitos, constrói amizades e coloca a agilidade emocional em prática.

6. Aceite outras ideias

A escuta ativa é uma das habilidades que o trabalho em grupo ajuda a ter, sendo essencial para a vida pessoal e profissional. Ainda que você tenha certeza sobre algo, precisa entender que as pessoas podem pensar de outra forma.

Todos os participantes do grupo devem expor opiniões, mesmo que haja discordâncias. Esse contexto faz com que a equipe chegue a um consenso, sem frustrar a ideia de ninguém — além de fortalecer o relacionamento interpessoal.

7. Reserve um tempo para revisar tudo

O trabalho e a apresentação devem ser repassados, o que inclui recursos tecnológicos que serão utilizados, como acesso a arquivos em nuvem e sistema de visualização. Além disso, o time demonstra comprometimento ao revisar o conteúdo teórico que será entregue ao professor, ensaiar as falas e conferir se está tudo funcionamento corretamente.

Aliás, o grupo deve estar preparado para responder às perguntas relacionadas ao trabalho. Embora cada integrante desenvolva uma tarefa específica, é importante que todos saibam o assunto de forma geral. Afinal, o projeto é de todos.

Tem trabalhos em grupo na faculdade EAD?

Sim, muitas graduações a distância também incorporam atividades coletivas nos programas de estudo. Na faculdade EAD, a dinâmica pode variar de acordo com a instituição e o curso específico, mas geralmente segue princípios semelhantes aos métodos presenciais.

Aqui estão algumas informações sobre como os trabalhos em grupo podem funcionar em cursos a distância:

  • colaboração virtual — no ambiente EAD, os estudantes participam virtualmente, superando barreiras geográficas. Isso permite que equipes se formem com membros de diferentes partes do país ou até mesmo do mundo;
  • flexibilidade de horários — a natureza online do trabalho em grupo no ensino a distância oferece dinamismo em relação aos horários de reunião e contribuição. Os membros podem coordenar atividades em momentos convenientes para todos, levando em consideração compromissos individuais;
  • desenvolvimento de habilidades digitais — o agrupamento virtual requer o uso de plataformas de aprendizado, ferramentas de comunicação e compartilhamento de documentos online. Isso ajuda os estudantes a desenvolverem domínio e competências tecnológicos relevantes para o mundo atual;
  • interação multicultural — devido à possibilidade de formar grupos com membros de diferentes regiões ou países, os estudantes têm a oportunidade de interagir com pessoas de diversas culturas, perspectivas e origens. Isso enriquece a experiência educacional e amplia horizontes;
  • adaptação à era digital — a experiência de trabalho em grupo a distância reflete as demandas e tendências atuais da sociedade, preparando os estudantes para a interação remota e a colaboração online em diversos contextos.

Com as recomendações mencionadas neste post, o trabalho em grupo na faculdade pode se tornar mais produtivo e agradável para todos os participantes. Por fim, é importante contar com professores orientadores e materiais de apoio da universidade para garantir uma entrega mais completa e obter boa nota.

Gostou deste artigo? Em nosso blog, você confere diversas dicas e novidades sobre a vida acadêmica e profissional. Assine a nossa newsletter!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.