Tecnólogo em Direito

Tecnólogo em Direito: existe? Quais as possibilidades das carreiras nas Ciências Jurídicas?

O Direito desperta o interesse de muitas pessoas. Com um vasto leque de subáreas e possibilidades de atuação, faz com que a busca por um curso na área seja grande. No entanto, nem todo mundo tem disponibilidade para investir em uma graduação mais tradicional, como o bacharelado, e os cursos tecnólogos são conhecidos por ter duração menor. Embora não exista uma formação superior de tecnólogo em Direito, há diversos cursos tecnólogos voltados para as Ciências Jurídicas.

Esse tipo de graduação, em geral, pode ser atrativa para quem deseja conquistar um diploma, mas não dispõe de tempo para investir em um bacharelado ou licenciatura. A agilidade da qualificação é uma vantagem tanto na modalidade presencial como no ensino a distância, que conta também com os benefícios da comodidade e flexibilidade.

O mercado para os graduados em tecnologia na área do Direito é promissor. E talvez você nunca tenha pensado nessa possibilidade. A ideia parece interessante? Então, continue a leitura!

Bacharelado, licenciatura e curso tecnólogo: qual a diferença?

Esse são os três tipos de graduação que existem no Brasil. De um lado, temos aquelas mais conhecidas e de maior extensão, com duração mínima de quatro anos: o bacharelado e a licenciatura. Já os cursos tecnólogos costumam durar, em média, dois anos — ou seja, quatro semestres, podendo chegar a

Existe tecnólogo em Direito?

Em termos de nomenclatura oficial, a única graduação em Direito é aquela que resulta no título de bacharel. No entanto, existem tecnólogos na área jurídica, o que é ideal para quem tem afinidade com ela e quer uma formação mais ágil e objetiva. Já a licenciatura na área não existe: o MEC determina que, para lecionar, o bacharel tenha uma especialização voltada para o meio acadêmico.

Assim como os demais cursos de tecnologia, as graduações tecnólogas em Ciências Jurídicas são mais direcionadas para uma abordagem operacional, que tem como foco as necessidades do mercado de trabalho. Além disso, o aluno se forma em um período menor, normalmente em até dois anos. Ou seja, pode se integrar ao mercado de trabalho mais rapidamente.

Quais são os cursos tecnólogos na área jurídica?

Como esse tipo de graduação é voltado para atuações mais específicas e operacionais, não é surpreendente que existam diversas opções de formação de tecnólogos em um universo tão amplo como o jurídico. Confira algumas a seguir!

Serviços Penais

Essa graduação prepara o aluno para atuar em procedimentos importantes do sistema prisional. O profissional da área busca contribuir para a qualidade de vida e a reintegração social dos detentos, além de auxiliar na disciplina do local.

Segurança Privada

Esse curso tecnólogo capacita o futuro profissional para planejar, implantar e gerenciar ações jurídicas nesse âmbito. O profissional formado nessa graduação normalmente é focado em questões relacionadas à gestão de segurança.

Segurança Pública

Nessa qualificação voltada para a atuação na esfera pública, o estudante se prepara para trabalhar, por exemplo, com o planejamento, a implantação e o gerenciamento de ações nesse setor. Esse profissional pode exercer atividades como: elaborar pareceres ou laudos e participar da coordenação de políticas voltadas para a Segurança Pública.

Serviços Judiciais

O especialista dessa subárea exerce atividades que fazem parte de rotinas judiciárias, bem como registros e procedimentos relacionados. Os profissionais dos Serviços Judiciais atuam, por exemplo, em departamentos administrativos, cartórios e escritórios.

Serviços Registrais e Notariais

O tecnólogo formado por meio dessa graduação oferece apoio técnico-administrativo em locais, como cartórios (judiciais ou extrajudiciais), escritórios de advocacia ou de auditoria jurídica e departamentos administrativos de empresas.

Mediação

Quem faz esse curso se habilita em técnicas e conhecimentos que auxiliam na resolução de conflitos. Ou seja, em promover acordos entre as partes que têm interesses divergentes. O mediador é, portanto, um agente facilitador que tende à neutralidade.

É possível exercer a função de mediador em órgãos públicos, tribunais e varas, bem como em escritórios de advocacia. Além disso, existem especializações em Mediação em determinados segmentos para uma atuação mais precisa. Por exemplo, é possível optar pela mediação de conflitos trabalhistas.

Quais os benefícios de um curso tecnólogo na área jurídica?

Enquanto o bacharelado em direito tem duração média de 5 anos, os cursos nesse formato são mais curtos: normalmente, com dois anos.

Além disso, os cursos tecnólogos são muito mais direcionado para uma atuação específica. Isso também tende a favorecer a empregabilidade. Já que a formação é mais objetiva.

E se o ensino for a distância, quais as vantagens?

Em relação aos cursos tecnólogos ligados às Ciências Jurídicas na modalidade EAD, existem alguns benefícios específicos. O fato de você poder cursar algo via internet conta muitos pontos em relação à comodidade e à praticidade.

Outras vantagens da modalidade digital são:

  • a portabilidade da graduação, já que é possível assistir às aulas tanto em casa como em outros lugares — até mesmo em uma viagem, por exemplo;
  • economia de dinheiro, já que o deslocamento até uma instituição de ensino para uma graduação presencial envolve custos.
  • flexibilidade, já que muitas instituições que oferecem a modalidade EAD permitem ao estudante assistir às aulas e cumprir as etapas do curso no próprio tempo, com bastante autonomia e poder de decisão sobre os horários dedicados aos estudos.

É o caso da Universidade Anhembi Morumbi, pioneira no lançamento de muitos cursos e referência em inovação e qualidade de ensino. Oferecemos todas as graduações tecnólogas da área jurídica mencionadas neste post, e você pode conferir os links nos tópicos referentes a cada uma dessas formações.

Como você pôde perceber, o ramo das Ciências Jurídicas está cada vez mais promissor. Em razão disso, cresce a procura por qualificação na área. O ensino tecnológico está entre as principais opções para quem deseja se qualificar de forma rápida e iniciar no mercado de trabalho. Embora não exista curso tecnólogo em Direito, há formações tecnológicas voltadas para as Ciências Jurídicas, como as citadas no artigo. Basta escolher a sua e iniciar os estudos em uma instituição conceituada.

Ainda não tem certeza de que está na hora de realizar o seu sonho? Podemos ajudar. Entenda por que você deve começar a faculdade agora!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.