Tire suas principais dúvidas sobre o que é o TCC

Todo estudante que inicia um curso, seja ele de graduação, licenciatura ou tecnólogo, já deve ter ouvido falar no Trabalho de Conclusão de Curso. Mas você tem ideia do que é o TCC? Tão famoso e temido, não é nada mais do que um trabalho final. Essa atividade é a última etapa pela qual é preciso passar para alcançar o sonhado diploma.

Essa tarefa gera receio, justamente, porque requer um grau de dedicação e atenção que vai além do que qualquer outro realizado ao longo da formação. Contudo, não há nada melhor do que conhecê-la para cumpri-la de forma tranquila.

Se ainda tem alguma dúvida sobre a execução dessa tarefa, não se preocupe! Continue lendo este texto, que vamos ajudar você. 

O que é o TCC? 

O TCC é uma atividade avaliativa, geralmente, obrigatória para todos os estudantes que estão terminando a formação. Esse trabalho serve para que os estudantes apresentem tudo que eles aprenderam ao longo da formação. Sendo assim, os temas são escolhidos pelos próprios alunos e contam com a orientação de um professor da área.

Nessa atividade, é importante fazer uma análise profunda de um tema relacionado ao curso, com os seguintes elementos:

  • pesquisa, com definição do tema e bibliografia relacionada;
  • identificação de problema, ou seja, a questão que o trabalho precisa discutir ou resolver, explicando suas causas e consequências. Qualquer questão que precisa ser investigada e solucionada pode ser um problema;
  • construção de hipótese, que deve ser uma afirmação possível para o problema identificado. É uma resposta provável para o resultado do estudo;
  • análise, que é a etapa de desenvolvimento. Nela, o pesquisador transforma os dados obtidos durante a pesquisa em solução para o problema;
  • proposta de resolução, que deve ser apresentada com base nos dados colhidos e análise feita.

Dessa forma, existem três modalidades de TCC que é possível desenvolver: a monografia, o artigo científico e o projeto prático.

Monografia

É uma atividade de investigação científica sobre um determinado tema, baseando-se em estudos e materiais que já existem. A monografia consiste em utilizar uma metodologia e se apoiar em autores e obras que contribuam para a defesa da hipótese estabelecida.

Essa categoria não pode se basear em apenas uma referência, sendo assim, é preciso buscar mais obras que contribuam para a construção de um trabalho sólido. A partir disso, o TCC conta com uma estrutura de introdução do trabalho, apresentação do problema de pesquisa, que é uma pergunta que busca aprofundar um assunto por meio de uma resposta científica, análise do tópico a partir de uma metodologia e a conclusão, que você chegou a partir do estudo.

Artigo científico

É um estudo mais breve, também, sobre uma temática científica. Assim, ele consiste no registro de um resultado de estudo que foi realizado a partir de abordagens mais atuais. Esse texto tem a mesma estrutura da monografia, contudo, é uma forma mais breve de apresentação.

Projeto prático

Já essa atividade consiste em um Trabalho de Conclusão de Curso em que um projeto finalizado é entregue para a banca. Esse tipo de trabalho é mais comum, por exemplo, para as graduações em Comunicação, Design, Artes Visuais e Administração.

Alguns exemplos de produtos como TCC são documentários, radionovelas, matérias de telejornalismo, livros, exposições fotográficas e até criação de empresas.

Nesse caso, não há a necessidade de entregar uma monografia, mas sim, um memorial descritivo que relata todo o processo de realização do trabalho. Podem ser apresentados roteiros, primeiros testes, diárias de gravação ou fotografia, entrevistas etc.

Quando ele é exigido?

É comum conhecer pessoas que finalizaram os estudos e fizeram o Trabalho de Conclusão de Curso. É por isso que achamos que essa atividade é obrigatória. Mas sabia que não é exatamente dessa forma? 

Segundo o Parecer CNE/CP nº146/2002, as monografias e trabalhos de conclusão de curso são concebidos ora como opcionais, ora como obrigatórios. Fica a cargo das instituições optar pela indispensabilidade. Além disso, a regulamentação também deve ser feita por cada entidade.

Dessa forma, muitas universidades escolhem manter essa atividade, justamente, para avaliar qual o desempenho dos alunos ao final da formação. Em outras palavras, é importante conhecer cada organização e a grade curricular de cada curso para confirmar se esse trabalho está presente e é obrigatório.

Qual a importância de fazer o TCC?

O TCC faz parte do cotidiano da academia e é muito importante! Ao longo do curso, aprendemos diversas disciplinas, o que nos leva a ter mais interesse por uma área.

Com isso, essa atividade é uma oportunidade para escolher um tema interessante para mostrar as próprias habilidades. E, também, para se aproximar da prática da carreira no campo que mais atrai sua atenção.

Ademais, essa tarefa também pode servir de base para estudos futuros e abre caminho para as próximas especializações que quiser fazer. Além disso, os professores têm o retorno e entendem se o que está sendo ensinando oferece um bom resultado. Ou seja, é hora de saber como se concentrar nos estudos e dar o melhor de si.

Todo curso superior demanda TCC?

Atualmente, os estudantes têm acesso a três modalidades de formação: tecnólogo, bacharelado e licenciatura. Cada um tem o foco e o tempo de duração diferentes, mas um ponto que eles têm em comum é o TCC. Nessas três modalidades, existem instituições que requerem o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso.

O tecnólogo tem duração de dois a três anos e atende às necessidades do mercado que necessita de profissionais qualificados. A grade é montada com disciplinas teóricas e práticas, requer estágio e apresentação do trabalho final. Muitos cursos tecnólogos, no entanto, não existem o TCC.

Bacharelado

Esse curso é feito a partir do conhecimento teórico e oferece uma visão mais ampla da profissão e do mercado de trabalho. A duração dos cursos pode ir de três a seis anos e, ao final, o TCC é relevante para a formação.

Licenciatura

É uma formação voltada para dar aulas, sendo assim, traz na grade disciplinas da área da pedagogia e o universo educacional. Para começar a lecionar, os discentes também apresentam o trabalho de conclusão de curso na licenciatura.

O TCC pode ser feito em grupo?

O Trabalho de Conclusão de Curso pode ser feito de forma individual, em dupla ou em grupos. Dessa forma, cabe a cada organização definir a quantidade de pessoas que vai compor esse quadro. Por isso, é importante entender com o colegiado quais são as regras para a realização do TCC.

Depois de verificar essa possibilidade, é importante observar alguns pontos antes de juntar os amigos e fazer essa atividade. Confira a lista que separamos pra te ajudar:

  • monte um grupo que tenha o mesmo tema de interesse;
  • defina um cronograma para realizar as atividades;
  • explore as habilidades de cada membro;
  • divida o trabalho com a equipe;
  • demonstre tolerância e comunique-se.

Essa atividade faz parte do dia a dia dos alunos que estão se formando e, por isso, exige muito cuidado e comprometimento. Apesar de não ser obrigatório, saber o que é TCC oferece uma possibilidade para os estudantes desenvolverem um trabalho que seja interessante para o futuro profissional.

Agora que você entendeu esse trabalho, é importante continuar por dentro de todas as novidades do mundo universitário. Quer saber mais? Assine a nossa newsletter e receba tudo, diretamente no e-mail.

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.