o que faz um social media

O que faz um social media e como ter sucesso na área?

Perguntas como “o que faz um social media” já preencheram muitos históricos de pesquisa do Google. A profissão ganha um lugar de destaque para empresas que desejam alavancar suas vendas. Afinal, ter uma presença digital ativa tem sido muito importante para ganhar autoridade no mercado, além de permitir um contato maior com o público.

Vender, atualmente, depende muito da interação em várias plataformas digitais, como as redes sociais. O social media é um profissional que facilita a construção e execução de estratégias de marketing, e essa pode ser tanto a sua carreira principal como uma oportunidade de fazer renda extra. Quer conhecer detalhes importantes desse universo criativo, flexível e novo? Continue a leitura!

O que é um social media?

O ambiente de trabalho do social media se adaptou muito bem à era das profissões home office. Afinal, esse profissional atua nas redes sociais — muitas vezes de casa. É nessas redes que as marcas realizam a sua comunicação com o público, a partir do compartilhamento de conteúdos e da interação ativa.

Nesse sentido, o social media tem uma atuação ativa no planejamento, criação, postagem, interação e análise dos conteúdos digitais de uma empresa. Além disso, uma qualidade importante desse profissional é a versatilidade. Em outros termos, quanto maior o repertório de conhecimentos e assuntos, melhor o seu trabalho. Afinal, o social media precisa ser um criador de linguagens.

O que faz um social media?

Pense na imagem de um iceberg e imagine que ele ilustra o trabalho de um social media. Na ponta, são visíveis atribuições como a publicação de posts e a interação com os seguidores nas plataformas digitais. Geralmente, essas duas tarefas são as primeiras a serem associadas à profissão.

Quem não está por dentro da área pode pensar que se trata apenas de ter ideias para imagens e fazer legendas. Por esse pensamento, muitas pessoas acabam dispensando a ideia de estudar e se especializar para trabalhar no ramo. Porém, a verdade é que há um mundo criativo e complexo de responsabilidades e tarefas que só quem consegue ver o restante do iceberg entende.

Em outras palavras, são muitas análises estratégicas e um mundo inteiro de pesquisas que, cotidianamente, o social media precisa fazer. Isso torna o profissional muito versátil e adaptável aos desafios que surgem.

As principais atribuições do social media são:

  • gerar conteúdo relevante e frequente;
  • engajar o público;
  • analisar resultados de audiência;
  • descobrir tendências.

Adicionalmente, essas tarefas precisam ser guiadas pela noção de adaptação e abertura para arriscar novas estratégias. Os conhecimentos de um social media podem ajudar, inclusive, usuários que querem entender melhor como ser influencer, tema que está em alta.

Quais cursos fazer para ser um social media?

Como você já deve imaginar, é na área da comunicação que mais se constroem conhecimentos e competências úteis ao trabalho de um social media. Por isso, muitos profissionais do ramo têm graduações como Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Marketing e Jornalismo. Vale lembrar que, nos cursos mais tradicionais, a parte de mídias sociais é vista apenas em algumas disciplinas.

Contudo, diante da necessidade crescente de especialização que o mercado tem exigido, já existem muitos cursos que são unicamente direcionados para a gestão da comunicação em redes sociais. Dessa maneira, se você está começando sua trajetória profissional agora ou quer percorrer novos rumos, já pode começar diretamente estudando todas as questões que envolvem as mídias digitais.

Outro detalhe importante que você deve saber é: qualquer mercado hoje em dia exige, de algum modo, uma formação contínua. Isso é ainda mais importante em um ambiente tão mutável como o digital. Essa formação já acontece, de certo modo, no dia a dia do trabalho, com a experiência. Mas é imprescindível continuar aprendendo e se qualificando meio de palestras, cursos adicionais e até uma pós-graduação.

4 dicas para ser um social media de sucesso

Agora que você já tem uma noção de alguns dos principais pontos para ser um social media, pode começar a pensar em como realmente ter reconhecimento e retorno financeiro na profissão. Confira a seguir 4 dicas para estar mais perto de uma carreira bem sucedida!

1. Estude a área

Como mencionado, a aprendizagem contínua é um elemento importante para uma jornada de sucesso. Então adquira o hábito de acessar sites e ler blogs de referência da área. Outra forma interessante de aprender é a participação ativa em grupos sobre mídia sociais. Espaços assim são boas oportunidades de observar cases de sucesso e compartilhar dúvidas e dicas com outros profissionais.

Aprender inglês é importantíssimo, principalmente porque muitos sites usados como referência na produção de conteúdo são feitos nesse idioma. Além disso, como forma de colocar em prática o estudo, reserve um tempo para produzir um projeto que seja um dos seus maiores desejos profissionais. Dessa forma, você exercita habilidades, se motiva e consegue construir, aos poucos, sua autoestima profissional.

2. Fique de olho nas novidades do mundo digital

O mercado é cheio de novidades, e elas podem aparecer nos lugares mais inusitados. Falas em memes, vídeos de programas de TV, aplicativos — enfim, as possibilidades são muitas. Atualizações acontecem o tempo todo, e você precisa ficar esperto para diferenciar o que é interessante absorver dos elementos que não servem para suas estratégias.

3. Procure referências em outras marcas

Referência é diferente de plágio. Todo trabalho de sucesso vem de um repertório com excelentes novos modos de abordar ideias já executadas anteriormente. Então preste atenção a boas ideias que surgem por aí e absorva o que convém, sempre com a intenção de usar aquilo de outra forma, e não de copiar. Uma dica é escrever um caderno criativo, elencando referências gerais e específicas, bem como ideias relacionadas a elas.

4. Adquira conhecimento em diversos campos

Estimule sua criatividade e amplie seu repertório de informações! Adquira, continuamente, conhecimento em diversos campos. Um repertório vasto é essencial para um social media versátil e ágil na criação de soluções para os desafios da rotina profissional.

5. Conheça bem a marca

Você é um dos principais responsáveis por comunicar os valores, objetivos e funções de determinada marca. Por isso, é imprescindível conhecer bem a marca do cliente. Tenha uma mentalidade de pesquisador e converse muito com seus gestores sobre a história da marca, seus objetivos e outros aspectos.

Agora você certamente entende muito melhor o que faz um social media e quão grande é seu papel na imagem e nas vendas de uma empresa. Vale relembrar que, para ter sucesso na área, é preciso estudar continuamente para estar sempre por dentro das mudanças e se aprimorando enquanto profissional.

Gostou deste post e tem interesse na área? Confira a página do nosso curso de Gestão da Comunicação em Redes Sociais! Uma dica: dê uma olhada na seção “Perguntas Frequentes” para saciar sua curiosidade ainda mais.

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