profissional de big data

Profissional de Big Data: conheça as tendências para o futuro dessa profissão

Já pensou em se especializar como um profissional de Big Data? Oportunidades voltadas para a área da Tecnologia têm sido cada vez mais frequentes e atrativas, despertando o interesse de muitas pessoas para esse mercado.

Quando o assunto é tratamento de dados, o Big Data se destaca, tendo em vista as inovações que traz para os mais variados setores da sociedade. Não é à toa que empresas de todos os ramos estão aderindo a essa tendência, abrindo ótimas vagas de trabalho.

É por isso que a qualificação é indispensável para ocupar esses espaços no mercado. Neste post, vamos mostrar o que você pode esperar da área do Big Data e por que vale a pena seguir essa profissão. Acompanhe!

Qual a importância do Big Data nas empresas?

Antes de falar por que as empresas estão procurando cada vez mais o Big Data, vale a pena relembrar o que essa ferramenta propõe. A ideia é fazer com que um grande volume de dados seja processado e agrupado, da melhor maneira possível, em menor tempo.

O que isso oferece ao mercado? Mais praticidade, precisão e produtividade. Dessa forma, as organizações podem aprimorar a tomada de decisões, reorganizar processos, melhorar a cultura organizacional e desenvolver ótimos recursos para os clientes.

Afinal, com as análises feitas em Big Data, é possível detectar padrões, prever erros e identificar comportamentos úteis para melhorar uma série de serviços. Desse modo, esse tipo de tecnologia pode ser aplicada em vários setores de uma empresa, como o de Logística, Recursos Humanos, Marketing, Comercial, Financeiro, entre outros.

É por isso que o uso de recursos tecnológicos tem se intensificado no mercado, sobretudo nas empresas que buscam processos inovadores para se destacar no nicho de atuação. O melhor de tudo é que essas mudanças estão ocorrendo tanto nos pequenos negócios, quanto nas grandes organizações.

Quais são as principais tendências para o futuro?

Que trabalhar na área do Big Data é investir em uma das profissões do futuro muitas pessoas já notaram. Mas e você? Quer saber exatamente por que esse segmento segue tão promissor para os profissionais e atrai cada vez mais novos candidatos?

A seguir, confira o que é possível esperar desse mercado nos próximos anos!

Aumento na demanda por profissionais

Como resultado de toda essa procura pela atualização do mercado, para se adaptar às novas dinâmicas da Transformação Digital, a demanda por profissionais qualificados para utilizar de modo produtivo as ferramentas de Big Data aumenta.

Esse é um dos motivos pelos quais esse ramo desperta o interesse de vários profissionais. Afinal, um mercado com várias oportunidades é favorável em questão de empregabilidade e benefícios de carreira.

Sendo assim, o aumento na demanda por pessoas capacitadas para trabalhar nessa área faz também com que novas expectativas de crescimento profissional sejam criadas, abrindo portas para a realização de um plano de carreira ainda mais eficiente.

Valorização salarial

Profissionais qualificados, além de serem muito procurados, são bem valorizados nas empresas. Você pode notar isso por meio da faixa salarial: um analista de Big Data júnior, ou seja, no início da carreira, recebe em média, R$ 4.224,00 mensais.

E já adiantamos que esse valor aumenta bastante conforme você vai se desenvolvendo, dentro da mesma empresa ou não. Além disso, existem outros fatores que influenciam na valorização salarial, como especialização, região e funções atribuídas.

Liberdade geográfica

Quer mais uma vantagem de se tornar um profissional de Big Data? Você pode trabalhar de onde estiver. Essa profissão oferece liberdade geográfica, pois não é necessário realizar praticamente nenhuma atividade presencialmente.

Desse modo, se o trabalho remoto chama a sua atenção, essa é uma boa área para seguir. Isso dá a você a oportunidade de integrar o quadro de colaboradores de empresas das mais variadas regiões do país ou, até mesmo, trabalhar para negócios internacionais.

Necessidade de atualização constante

Para que vantagens como a boa remuneração e a liberdade geográfica sejam aproveitadas, é preciso oferecer um trabalho de qualidade. Na área da Tecnologia, a atualização constante é ainda mais necessária.

Novas técnicas e ferramentas digitais surgem diariamente, e perder essas novidades pode fazer com que um profissional não acompanhe as tendências e fique para trás no nicho de atuação. Na prática, esse tipo de comportamento é prejudicial não apenas para a pessoa, como também para a empresa em que trabalha.

É por isso que as organizações dão preferência por profissionais de Big Data proativos, que apresentam boa formação e demonstram interesse em seguir se atualizando. Sendo assim, deixar essas qualidades em destaque ao se candidatar a uma vaga é importante.

Como se preparar para esse mercado?

A melhor maneira de se preparar para um mercado tão amplo e exigente é a formação superior. Contar com um curso voltado para o Big Data dá a oportunidade de se destacar logo nos primeiros anos e conseguir ótimas chances no início da carreira.

Além disso, por meio de uma graduação, você consegue aprender tanto conteúdos teóricos quanto práticos. A união dessas duas competências faz com que seja possível apresentar um maior domínio sobre a área e ter ideias mais inovadoras.

Um curso superior é vantajoso também pela preparação que oferece para entrar no mercado de trabalho. Para quem gosta de Tecnologia, isso é ainda mais importante, tendo em vista que essa é uma área com bastante competitividade e procura.

Como a UAM pode ajudar?

A Universidade Anhembi Morumbi, conta com mais de 40 anos de atuação, além de oferecer cursos nos mais variados eixos do conhecimento e em diversas modalidades de ensino. Tem mais: a instituição conta com uma metodologia pedagógica inovadora e está sempre preparando os alunos para que estejam a um passo à frente, antecipando as tendências do mercado.

No EAD, é possível aproveitar ainda mais essa vantagem, com muito mais praticidade e autonomia para estudar de qualquer lugar. Assim, os alunos têm mais flexibilidade, economia e apoio para se empenhar nos estudos e ter um ótimo desenvolvimento de carreira.

Entendeu por que o profissional de Big Data é tão procurado pelas empresas? Quando uma organização conta com esses serviços, o que está sendo feito é um investimento para melhorar o posicionamento e se destacar no segmento de atuação. É por isso que vale a pena apostar em uma formação de qualidade para entrar da melhor forma nesse mercado.

Gostou da ideia? Então, aproveite a visita e saiba mais sobre os cursos de Tecnologia da Anhembi Morumbi!

Saiba por que você deve começar sua faculdade agora

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.