Enem de anos anteriores: por quantos anos vale a nota do Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das avaliações mais importantes para aqueles que buscam ingressar em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Afinal, ele abre portas para diversas formas de acesso a esse nível educacional.
Nesse cenário, muitos estudantes se esforçam para se dar bem na prova e atingir um bom desempenho. Até porque, assim fica mais fácil conseguir uma vaga no curso ou na instituição que tanto desejam.
O que pouca gente sabe é que todo esse esforço não é deixado de lado após uma nova edição. Pois, há a possibilidade de usar a pontuação obtida por mais tempo. Quer descobrir por quantos anos vale a nota do Enem? Sim ou com certeza?
Veja isso e muito mais neste post que vai te ajudar a começar a se organizar para ter uma trajetória de sucesso a partir de uma boa graduação!
Por quantos anos a nota do Enem vale?
Independentemente da pontuação obtida no exame, a verdade é que a nota terá uma validade diferente conforme o uso. Ou seja, você precisa estar bem informado para tomar as melhores decisões, se organizar e utilizar os resultados alcançados.
Pensando nisso, listamos por quantos anos vale a nota do Enem em algumas dessas possibilidades e explicamos como aproveitar cada uma. Confira!
ProUni
Caso esteja pensando em ingressar em uma instituição de ensino privada com uma bolsa total (100%) ou parcial (50%), vale a pena saber que a nota do Enem para o ProUni (Programa Universidade para Todos) tem validade de apenas um ano. Ou seja, só é possível aproveitar o desempenho da última edição do exame.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa criado pelo Ministério da Educação com o objetivo de financiar o ensino superior de alunos matriculados em instituições privadas. Com bancos parceiros, o programa concede financiamentos com juros mais baixos e parcelas que cabem no bolso. O melhor? O estudante só começa a pagar depois de terminar a faculdade.
Nessa modalidade, a nota do Enem tem uma validade um pouco mais flexível. Atualmente, os candidatos que desejam se candidatar para o Fies podem ter realizado o exame a partir de 2010.
Instituições privadas
Quer saber por quantos anos vale a nota do Enem em uma faculdade particular? Nesse caso, você vai precisar olhar as regras da instituição em que gostaria de se inscrever. Geralmente, elas são divulgadas no site da IES.
Na Anhembi Morumbi o prazo é de 10 anos. Assim, se tiver feito a prova em 2017, por exemplo, o resultado continuará válido para o nosso processo seletivo até 2027! Que tal consultar a nota do Enem nos anos anteriores agora mesmo?
O processo da Anhembi para esse uso é totalmente online e feito da seguinte maneira:
- identifique o número da sua inscrição no Enem;
- acesse a página de inscrição da Anhembi Morumbi;
- clique em “Cursar uma faculdade”;
- selecione a opção “Usar a sua nota do Enem”;
- inclua os dados solicitados;
- finalize a inscrição;
- aguarde o retorno dos atendentes para finalizar a sua matrícula.
É possível usar notas do Enem dos anos anteriores?
Sim! Muitas instituições educacionais privadas aceitam as notas das edições mais antigas do Enem, ampliando por quantos anos vale a nota do Enem de acordo com regras próprias. A exemplo da Anhembi Morumbi, que oferece essa oportunidade até para quem fez o Enem há 10 anos.
A ideia é tornar o ingresso mais fácil, disponibilizando um ensino superior de qualidade ao aluno. Assim, após conquistar um o resultado desejado, você pode começar a planejar a sua trajetória profissional, escolhendo o curso, a modalidade e a instituição desejados com base no próprio desempenho, bem como nas normas de cada IES.
Diretamente na Anhembi não há uma pontuação mínima no Exame Nacional do Ensino Médio. No entanto, para programas governamentais, como o ProUni e o Fies, o ideal é tirar acima de 450 pontos. Além disso, quanto mais competitiva a busca por vagas dentro dessas possibilidades, maior é o resultado necessário.
Quais são as outras formas de ingresso da Anhembi Morumbi?
Além da nota do Enem, existem outras formas de ingresso para ingressar no ensino superior na Anhembi Morumbi, como:
- vestibular tradicional: que consiste em uma prova online;
- entrada simplificada: com envio de uma carta de apresentação explicando porque você deseja fazer essa graduação;
- transferência externa: caso você já faça um curso superior em outra IES;
- segunda graduação: para quem já tem fez um curso superior;
- volte para a Anhembi: focada em que já estudou aqui e quer regressar.
É sempre bom lembrar!
Como falamos, a Anhembi Morumbi não trabalha com nota mínima de Enem. Desse modo, você não precisa conquistar uma pontuação específica para utilizar o resultado e, com isso, ingressar no ensino superior que oferecemos. Mas a nota mais alta sempre torna sua entrada mais garantida!
Então, lembre-se de estudar e se planejar bem para tirar a melhor nota possível no Exame Nacional do Ensino Médio. Desse modo, você será capaz de ingressar em uma instituição de ensino superior que te permita construir uma carreira com as melhores condições.
Quer dar o primeiro passo para conquistar um diploma de ensino superior? Veja como entrar na Anhembi com a nota do Enem!