Você sabe quais são os principais tipos de perfil profissional existentes?

No ambiente de trabalho, as pessoas têm traços de comportamento que podem ser classificados em alguns grupos. Algumas são mais extrovertidas e gostam de expor opiniões, outras são mais introvertidas e analíticas. Essas particularidades compõem diferentes tipos de perfil profissional.

Conhecer as principais características dos membros de uma equipe é especialmente importante para gestores e para o setor de recursos humanos, já que assim podem lidar melhor com os pontos fortes e fracos de cada colaborador.

Porém, para o profissional, também é interessante entender melhor seu próprio perfil. Afinal, o autoconhecimento é fundamental na hora de trabalhar habilidades e dificuldades, além de tomar decisões em um plano de carreira.

Continue a leitura para conferir os principais perfis encontrados no mercado e como descobrir o seu!

Por que é importante conhecer o perfil profissional?

Saber como é nossa forma de lidar com as situações faz toda a diferença para trabalhar e estudar de forma estratégica. Por exemplo, cada pessoa aprende melhor de um jeito: enquanto algumas são mais motivadas em grupo e com a interação direta com professores, outras são mais autodidatas e rendem melhor sozinhas.

Do mesmo modo, saber qual é o perfil profissional favorece tomadas de decisões que podem contribuir mais com a realização e o sucesso na carreira. Afinal, se você não pratica o autoconhecimento, pode perder tempo tentando explorar terrenos em que há um certo desajuste com a cultura da empresa e até mesmo o tipo de cargo ocupado.

Ter funções alinhadas à sua maneira de trabalhar e estar em um ambiente compatível com o perfil que possui ajuda o profissional a ter mais engajamento e motivação.

Pense em alguém que valoriza muito a criatividade e a liberdade de inovação em uma empresa muito conservadora: a chance de frustração é alta. Nesse caso, buscar oportunidades em startups ou empreender em um negócio próprio seria um caminho mais interessante.

Esses são fatores muito relevantes na hora de escolher qual profissão seguir e para o crescimento na carreira.

Quais são os principais tipos de perfil profissional?

Abaixo, veja as características mais marcantes de alguns tipos de perfil profissional!

Comunicador

São os que lidam melhor com pessoas, sabem expressar ideias, inspirar colegas e apaziguar conflitos. Trata-se de um perfil que combina com a liderança ou com cargos que tenham foco em relações interpessoais.

Como pontos negativos, eles podem ter dificuldade em obedecer a métodos de trabalho ou influenciar outros colaboradores negativamente.

Planejador

Esse é aquele tipo de profissional bastante visionário, que sempre consegue enxergar um processo do início ao fim. Gosta de avaliar recursos, elaborar metas, definir prazos e bolar estratégias. Porém, não lida bem com ambientes de trabalho muito imprevisíveis ou com a resolução de problemas urgentes.

Analista

Esse é um dos perfis mais adequados para tarefas que exigem detalhismo e visão estratégica, como cargos de controladoria, pesquisa e auditoria. Porém, por ser muito minucioso, o analista pode não se dar tão bem com situações de pressão ou em cargos que exigem tomadas de decisões rápidas.

Executor

Quem tem perfil executor gosta de ver tarefas sendo concluídas. São pessoas que se dão bem em cargos operacionais, atribuições práticas e metas claras.

Os executores costumam ter um forte senso de meritocracia, por isso, preferem ambientes onde o reconhecimento profissional se dá por meio da mensuração de resultados.

Empreendedor

Trata-se de um perfil com forte idealismo, criatividade e visão de futuro. Pode se destacar em cargos ou empresas que valorizem a inovação e o “faça você mesmo”. Porém, precisa colocar um pouco os pés no chão para elaborar projetos práticos para a concretização de planos.

Procrastinador

Esse é o perfil de profissional que tem mais dificuldade em concretizar projetos sem cobrança direta e constante. O procrastinador trabalha bem com uma liderança bastante presente ou prazos definidos para cada tarefa. Pode se encaixar melhor em lugares organizados, com boa gestão e delegação de funções.

Mesmo que o profissional seja muito competente, a procrastinação pode levar à improdutividade sem supervisão ou fatores imediatos de motivação. Portanto, esse perfil pode não se adequar em trabalhos mais flexíveis, em que tenha muita autonomia.

Como descobrir o perfil profissional?

E aí, já se identificou com algum desses grupos? Se você quer entender melhor seus traços comportamentais no ambiente de trabalho, comece refletindo sobre experiências anteriores. Vale pensar em qualquer situação que envolva projetos na vida pessoal e profissional e até em ambientes acadêmicos.

Por exemplo, em trabalhos em grupo na escola, como você lidava com tarefas e pessoas? Quais atividades traziam mais prazer: aquelas em que o foco estava nas ferramentas e detalhes, ou as que envolviam a comunicação? Como você se saía com prazos e demandas hierarquizadas? E em situações de pressão?

Essas e outras reflexões já dão boas pistas de qual perfil profissional tem mais a ver com você. Se quiser ir mais a fundo, uma dica é investir em testes comportamentais. Existem muitos que costumam ser utilizados em setores de recursos humanos.

Um dos mais conhecidos é o teste DISC, baseado na teoria do psicólogo William Moulton Marston a respeito dos temperamentos humanos. Nele, são considerados quatro traços básicos de comportamento: a Dominância (D), a Influência (I), a Estabilidade (S) e a Condescendência (C).

A forma como cada pessoa se localiza na avaliação desses traços resulta em um dos quatro temperamentos profissionais a seguir:

  • sanguíneo — tem forte extroversão e otimismo, facilidade em lidar com grupos diferentes, além de muita adaptabilidade frente a inovações;
  • colérico — é o temperamento com mais perfil de liderança, tendo a determinação, a ambição e a dominância como fortes características;
  • fleumático — inclui pessoas com perfil mais analítico, tranquilas e disciplinadas, que evitam conflitos, gostam de rotinas e tarefas programadas;
  • melancólico — esse é o temperamento dos profissionais mais perceptivos e dedicados, com forte capacidade de planejamento e avaliação.

De acordo com o resultado do teste DISC, é possível entender qual é o perfil que mais se aproxima do seu temperamento ou, às vezes, a mistura dos dois ou três com os quais você mais se identifica.

Gostou de conhecer os principais tipos de perfil profissional? Como você viu, praticar esse autoconhecimento é muito importante para orientar melhor as decisões ao longo da carreira. Isso também ajuda a identificar qualidades e pontos de melhoria.

Agora, que tal descobrir também qual profissão combina com você? Veja no nosso teste vocacional!

[rock-convert-cta id=”967″]

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.