o que é lato sensu e stricto sensu

Descubra o que é lato sensu e stricto sensu e suas diferenças

A pós-graduação é uma excelente pedida para alavancar a carreira e aprimorar conhecimentos. Porém, você pode ter dúvidas ao se deparar com os termos lato sensu e stricto sensu — e entender a diferença entre eles é muito importante para tomar a melhor decisão na hora de escolher um curso.

Afinal, essas nomenclaturas se referem a tipos de programas de pós-graduação com objetivos e formatos bastante diferentes. Para ajudar a esclarecer essas questões, preparamos este texto. Continue a leitura e tire todas as dúvidas sobre o que é lato sensu e stricto sensu!

Entenda o que é lato sensu e stricto sensu

Para começar, tanto os programas lato sensu quanto os stricto sensu são pós-graduações. Isto é, só podem ser feitos se você já tem um diploma de nível superior, seja de cursos tecnólogos, bacharelados ou licenciaturas.

Os termos — que vêm do latim — indicam a principal diferença entre eles: o campo de atuação que cada formação proporciona. Veja só:

  • stricto sensu (significa “em sentido estrito”) — engloba os cursos de mestrado e doutorado, ambos voltados à docência acadêmica e à pesquisa científica em áreas bastante específicas;
  • lato sensu (significa “em sentido amplo”) — inclui as especializações e os MBAs, dois tipos de formação para atuação ampla no mercado de trabalho.

Abaixo, confira mais detalhes sobre cada tipo de pós!

A pós-graduação stricto sensu

O mestrado e o doutorado são pós-graduações dedicadas à formação de pesquisadores e voltadas a quem busca atuar na área acadêmica na posição de docente. Portanto, quem opta por esse tipo de programa terá a qualificação para dar aulas no Ensino Superior e para contribuir com a produção de conhecimento na área de atuação, por meio da realização de pesquisas científicas.

Nos dois cursos, o estudante tem algumas disciplinas teóricas, mas o foco da formação é a realização de uma pesquisa original que deve ser defendida perante uma banca, mais ou menos como um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Porém, aqui o nome é dissertação de mestrado e tese de doutorado.

Embora não seja obrigatório, vale a pena realizar os dois cursos em sequência. Isso porque o nível de profundidade e exigência intelectual é maior no doutorado, então, a etapa do mestrado é importante para preparar o estudante gradativamente.

Além disso, você precisa ter o título de mestre no currículo Lattes para se candidatar ao doutorado. Ah, uma curiosidade: essa última etapa de estudos é a equivalente ao famoso Ph.D (Philosophiae Doctor) no exterior.

A pós-graduação lato sensu

A pós-graduação lato sensu visa aperfeiçoar o conhecimento do profissional em alguma temática de sua área de formação, porém, com o foco na atuação ampla no mercado de trabalho. Então, os especialistas podem trabalhar nas mais diversas empresas e indústrias, ocupando cargos mais altos do que os graduados. 

Caso você tenha dúvidas sobre a diferença entre pós e MBA, saiba que o MBA é voltado para as áreas de gestão e administração. E, embora esteja associado de forma mais clássica ao mundo dos negócios, é possível encontrar MBAs em outros campos. Alguns exemplos são: Marketing, Comércio Exterior, Saúde, Recursos Humanos e Agronegócio.

Em outras palavras, o MBA prepara o profissional para cargos de gerência em qualquer área do conhecimento, como a Tecnologia da Informação, por exemplo. 

Veja quais são as principais diferenças entre lato sensu e stricto sensu

Agora que você sabe o que é lato sensu e stricto sensu, veja só as principais diferenças entre os dois tipos de pós!

Foco da formação

Como dito, a pós-graduação lato sensu é direcionada para atuação no mercado de trabalho, com um viés mais empresarial. Já a pós-graduação stricto sensu é focada no ambiente acadêmico, formando pesquisadores.

Duração do curso

O mestrado dura em torno de 1,5 a 2 anos, e o doutorado de 2 a 4 anos. Já a pós-graduação lato sensu é mais rápida: em geral, os cursos de especialização e MBA têm 2 ou 3 semestres.

Titulações

A conclusão do mestrado e do doutorado gera um diploma — que garante os títulos de mestre e doutor. Já a finalização de pós-graduações lato sensu proporciona o certificado de especialista.

Modalidades de ensino

Os cursos de mestrado e doutorado normalmente são presenciais. Os programas lato sensu, por outro lado, são facilmente encontrados na modalidade a distância. A pós-graduação EAD tem como atrativo a flexibilidade na rotina, um ponto muito importante para as pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho.

Confira alguns exemplos práticos para entender de vez as diferenças

Para que você entenda ainda melhor a diferença entre esses cursos, vamos tomar como exemplo a área do Turismo. Se você optar por um mestrado ou doutorado nessa área do conhecimento, poderá seguir por uma linha de pesquisa como a do pensamento turístico e sua relação com modelos de desenvolvimento sustentável.

Assim, poderá trabalhar com pesquisas e com a docência vinculada a instituições de Ensino Superior, contribuindo com a construção de conhecimento teórico nessa área.

Se fizer uma especialização, terá acesso a vagas no mercado de trabalho direcionadas para profissionais do Turismo com grande conhecimento em Projetos Sociais e Culturais, por exemplo.

Agora, se optar por um MBA em Turismo e Hotelaria, terá capacitação para ocupar cargos de gestão em empresas do setor, coordenando equipes, recursos e projetos.

Saiba como escolher a pós-graduação ideal

Diante de todas essas informações, você viu que a escolha entre um programa de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu impacta diretamente as possibilidades de atuação. Por isso, o mais importante é avaliar os seus objetivos profissionais. 

Para quem se interessa pelo mundo acadêmico e gostaria de trabalhar com o estudo, a pesquisa e a docência, o mestrado e o doutorado são ótimas opções. Agora, se você deseja construir uma carreira de sucesso no mercado de trabalho, colocando em prática os conhecimentos da sua área de formação, a pós-graduação lato sensu é a melhor pedida.

Nessa hora, não deixe de contar com uma instituição de ensino de qualidade, como a Anhembi Morumbi. Aqui, você tem um catálogo super diversificado de especializações e MBAs com currículos e docentes de altíssimo nível. E o melhor é que os cursos estão disponíveis na modalidade EAD!

Conseguiu tirar todas as dúvidas sobre o que é lato sensu e stricto sensu? Então, está na hora de optar pela pós-graduação que mais se encaixa no seu planejamento de carreira e começar essa nova etapa de qualificação.

É fácil: navegue pelo nosso site e escolha o curso de pós-graduação ideal para você!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.