mba em gestão de projetos

MBA em Gestão de Projetos: como é o curso e para quem é indicado

Se você está pesquisando sobre um MBA para desenvolver e aprimorar as habilidades gerenciais, certamente já sabe que o MBA em Gestão de Projetos é um curso voltado para quem busca ampliar as habilidades de liderança. Além disso, esse curso pode ser um diferencial para os profissionais que querem se destacar, uma vez que possibilita o desenvolvimento de visão estratégica para aplicar em diversas áreas do mercado.

Hoje, tanto profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho quanto aqueles que acabaram de sair da universidade, buscam se especializar em algum campo para, assim, desenvolver o potencial de competitividade. Nesse contexto, o MBA em Gestão de Projetos é um excelente caminho para quem quer impulsionar a carreira e reforçar os conceitos de gestão.

Neste post, reunimos informações essenciais que vão ajudar você a conhecer mais o curso e tomar a melhor decisão. Vamos lá?

Quem é você como líder

O que é MBA em Gestão de Projetos?

Antes de tudo, é importante diferenciar MBA e pós-graduação. Os dois são cursos lato sensu, ou seja, têm foco em uma formação mais objetiva que busca aperfeiçoar os conhecimentos específicos para a prática profissional. 

Nesse sentido, a pós-graduação é uma especialização direcionada para profissionais que já têm uma graduação e querem performar melhor na área. Já o MBA é voltado para profissionais das áreas de Gestão, Administração, Negócios, entre outras.

Como o próprio nome indica, o MBA de Gestão de Projetos é uma especialização voltada para profissionais que querem melhorar o entendimento sobre conceitos de gestão. O objetivo é desenvolver habilidades técnicas e gerenciais para atender às exigências do mercado, como resolução de problemas complexos, proposta de soluções para os desafios cotidianos no dia a dia das empresas, além das competências sociais, ou seja, o saber lidar com pessoas.

Para quem o MBA em Gestão de Projetos é recomendado?

Como já dissemos, o MBA em Gestão de Projetos é indicado para profissionais que querem se aperfeiçoar no campo da gestão, trazendo mais eficiência para a área de atuação. O foco é capacitar o profissional para gerenciar projetos de forma eficiente. Assim, o curso pode ser um diferencial competitivo tanto para os profissionais com experiência quanto para os recém-formados. 

Além disso, após o curso é possível encontrar oportunidades em áreas como engenharia, tecnologia da informação, arquitetura, administração, marketing, comunicação, negócios e empreendedorismo.

Logo, o MBA é recomendado para aqueles profissionais que querem desenvolver o componente de gestão de projetos nas mais diversas áreas e setores da economia, utilizando técnicas e práticas disponíveis no mercado. Além disso, o curso é indicado, também, para o profissional que é empreendedor ou pretende montar um negócio.

Afinal, todo processo de criação de uma empresa envolve planejamento, cronograma, execução, prazos, custos, riscos, entre outros.

O que se aprende na especialização em Gestão de Projetos?

Quem decide fazer um MBA em Gestão de Projetos sai na frente, pois, no curso, é possível desenvolver conhecimentos e habilidades técnicas e comportamentais que são cruciais para a atuação de qualquer profissional de mercado. No curso da Anhembi Morumbi, o aluno aprende uma variedade de temas relacionados à gestão de projetos. A seguir, listamos algumas disciplinas que fazem parte da grade curricular:

  • análise e resolução de problemas profissionais;
  • estratégias de negociação;
  • responsabilidade social corporativa;
  • tecnologia da informação aplicada a negócios;
  • design thinking para concepção de projetos;
  • gestão da comunicação em projetos;
  • gestão de custos em projetos;
  • gestão de prazos e cronogramas;
  • gestão de riscos em projetos;
  • gestão de stakeholders em projetos;
  • métodos ágeis em projetos.

Por fim, a especialização é organizada em dois semestres. Para ingressar, é preciso ter uma graduação completa. Vale lembrar que o curso demanda habilidades intermediárias em cálculo. 

Portanto, ao concluir o MBA, o especialista em gestão de projetos estará preparado para gerenciar projetos e portfólios de forma mais eficiente, identificar e solucionar problemas, liderar equipes e tomar decisões estratégicas para garantir o sucesso de qualquer projeto.

Onde um gestor de projetos pode atuar?

Hoje, há muita procura por um gestor de projetos, já que a área oferece muitas possibilidades de atuação. Além disso, a remuneração é atrativa até para quem está iniciando a carreira. Isso ocorre porque essa formação oferece uma excelente amplitude de atuação para os especialistas dessa área que é muito rica.

Tudo isso tem atraído um público cada vez mais jovem, que procura por um MBA para atualizar a prática profissional e ampliar as chances de empregabilidade.

Ademais, o profissional que conclui a especialização em Gestão de Projetos pode atuar em diversas áreas e setores da economia, como infraestrutura, engenharia de portos e aeroportos, petróleo e gás, mineração, urbanização das cidades, projetos sociais, projetos ambientais e empreendedorismo. 

Atualmente, o especialista em gestão de projetos está se tornando cada vez mais valorizado e procurado. Agora, listamos alguns setores onde ele pode atuar:

  • empresas privadas de diversos segmentos, como tecnologia, saúde e construção civil;
  • órgãos públicos, como prefeituras e governos;
  • organizações sem fins lucrativos, como fundações, associações e institutos;
  • consultorias especializadas;
  • empresas de consultoria em tecnologia e inovação;
  • empresas de engenharia e construção civil;
  • setor financeiro e bancário;
  • startups e empresas empreendedoras;
  • indústrias em geral.

Como vimos, o MBA em Gestão de Projetos é um curso completo e prático que oferece muitas oportunidades para os profissionais com essa especialização. Afinal, a habilidade de gerenciar projetos é fundamental em qualquer setor que envolva a entrega de produtos ou serviços. Ainda, as chances de expandir as oportunidades de trabalho são excelentes, pois o mercado valoriza os profissionais que entregam projetos com eficiência e qualidade.

Logo, podemos concluir que existem muitas oportunidades para os profissionais com um MBA em Gestão de Projetos. Essa especialização pode abrir muitas portas para quem deseja atuar na área de gerenciamento de projetos, pois, além de desenvolver conhecimentos e habilidades nas áreas de planejamento, controle, liderança, comunicação e estratégia, prepara o aluno para atuar em diferentes setores e organizações.

Então, o que acha de se inscrever nesse MBA hoje mesmo?

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.