Conheça as matérias de Engenharia Civil

Conheça as matérias de Engenharia Civil

Se você ainda não conhece as matérias de Engenharia Civil, saiba que vale a pena conferir quais são alguns exemplos dos principais conteúdos abordados pela graduação. Afinal, isso descreve boa parte do que você vai precisar aprender nos próximos anos. 

Antes de escolher um curso superior, é sempre uma boa ideia conferir a grade curricular. Assim, é possível imaginar melhor como vai ser a rotina de estudos e decidir se as disciplinas estão alinhadas ao que você esperava da graduação.

Pensando nisso, resumimos exemplos dos principais tópicos que fazem parte da grade de matérias de Engenharia Civil para você conferir. Acompanhe e saiba mais!

Análise Estrutural I e II

O dia a dia da profissão vai lidar com uma série de projetos para serem analisados pelos profissionais especializados. Um dos pontos a serem observados em qualquer trabalho é a estrutura. Afinal, é essa a parte que vai garantir que uma construção, de fato, seja produzida e dará a forma para esse espaço.

Por esse motivo, Análise Estrutural I e II estão entre as principais matérias de Engenharia Civil, tendo em vista que preparam os alunos a desenvolverem uma visão crítica sobre os projetos que conduzirão ao longo da carreira. 

Ao final dessas disciplinas, os alunos saberão melhor como:

  • identificar a finalidade da construção;
  • observar se esse lugar tem a estrutura adequada para cumprir com objetivos;
  • quais são os pontos de melhorias na estrutura para garantir segurança e vida útil alinhada aos propósitos da edificação.

Cálculo I, II e III

Os cursos de Engenharia fazem parte da área de Exatas. E muitas das graduações desse campo do conhecimento encaram alguns conhecimentos básicos sobre cálculo, tendo em vista a relevância desse conteúdo para realizar uma série de atividades.

Nas áreas de Engenharia Civil, é fundamental ter precisão nas medidas e nas demais tarefas a serem executadas profissionalmente. Por isso, tudo o que for aprendido em Cálculo I, II e III será útil para o dia a dia da profissão.

Essas disciplinas vão falar, majoritariamente, sobre derivadas e integrais. Essa é a parte da Matemática que lida com números tão pequenos quanto se queira. Desse modo, é possível calcular as taxas de variação entre 2 ou mais grandezas, áreas de um determinado espaço, entre muitas outras contas.

Conhecimentos de Álgebra e de Geometria vão fazer toda a diferença na hora de realizar essas disciplinas. Além disso, é claro, uma rotina organizada de estudos vai fazer com que os alunos tenham um ótimo desempenho e percebam que Cálculo não é uma matéria tão assustadora quanto dizem.

Construção Civil I e II

O profissional da área também vai precisar compreender todos os processos de uma obra, sejam rodovias, edifícios, residências, indústrias, entre vários outros espaços. Desde desenho técnico até gestão orçamentária são vistos nessas disciplinas.

A ementa dessas matérias tem como objetivo capacitar os alunos a saberem identificar os diferentes tipos de construção, materiais adequados para cada uma delas e preparação de um projeto bem planejado.

A partir do momento em que os profissionais de Engenharia Civil compreendem esses conceitos básicos, torna-se muito mais fácil realizar criações inovadoras e acompanhar as tendências do mercado. Assim, o trabalho tem mais chances de ser moderno, atualizado e bem-sucedido.

Gestão de Obra

Os profissionais de Arquitetura e de Engenharia Civil, dentro dos projetos, são responsáveis pela gestão dos processos. Isso envolve lidar com pessoas, planejamentos e recursos.

A disciplina Gestão de Obra traz conteúdos ricos para ajudar a definir estratégias para atingir os objetivos iniciais de uma construção. Desse modo, passa por conhecimentos relacionados à seleção de profissionais aptos para o tipo de trabalho, orçamentos total das obras, gestão de materiais, entre vários outros conceitos.   

Probabilidade e Estatística

Os projetos de Engenharia Civil envolvem também bastante análise do contexto, do espaço disponível e das possibilidades de a construção sair como o planejado. Para isso, existem outros conteúdos do ramo da Matemática que são indispensáveis para um profissional formado.

Esse é o caso da Probabilidade e Estatística. Ambos os temas costumam ser abordados juntos por serem complementares. Desse modo, as disciplinas, geralmente, são divididas em uma parte dedicada ao aprendizado de conceitos básicos, como Arranjos, Combinações, Amostras, Espaço Amostral, Eventos etc., e outra na aplicação de diferentes modelos estatísticos.

A parte da Probabilidade tem como objetivo estimar as chances de que um determinado evento realmente ocorra. Já a de Estatística utiliza dados, muitas vezes oriundas da análise probabilística, por amostras, a partir de uma reorganização por diversos métodos, que permitem realizar inferências, como:

  • Amostragem;
  • Testes de Hipóteses;
  • Regressão Linear;
  • Análise de Variância.

Técnicas Construtivas

Alvenaria, concreto e drywall. Todos esses são materiais que podem ser utilizados em uma construção. É importante também que o engenheiro civil saiba dominar os processos envolvendo esses e muitas outras matérias-primas, ao entender como funcionam e saber como gerenciá-las.

Na gestão de projetos, esse é um ponto importante, pois vai garantir que as edificações usem a técnica mais apropriada e econômica. No caso de negócios que lidem com sustentabilidade, por exemplo, é possível aplicar métodos construtivos de eficiência energética e diminuição do desperdício da água. 

Em outras situações, como a urgência para a entrega dos projetos, o uso de técnicas pré-prontas, como é o caso das paredes de concreto, torna-se mais interessante para as obras. Esse tipo de avaliação deve ser realizado pelo profissional e a equipe.

Como você pôde perceber, entender, com detalhes, o que se estuda em um curso vai ajudar muito na escolha, tanto da graduação quanto da faculdade. Isso porque instituições com a grade curricular completa garantem mais qualidade no ensino e suporte ao desenvolvimento profissional.

Esse é o caso da Anhembi Morumbi. Com projetos pedagógicos atualizados e inovadores, você encontra tudo o que deseja para aprender tudo o que precisa e ter um futuro promissor.

Depois de ver as principais matérias de Engenharia Civil, o ânimo para entrar nesse curso só aumentou? Ou, então, ao observar a grade, você percebeu que essa talvez não seja a melhor opção? Em todas as hipóteses, não perca tempo e comece a planejar o futuro profissional conosco.

Para se inspirar na escolha, confira mais detalhes sobre o curso de Engenharia Civil da Anhembi Morumbi!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.