imagem de mulher buscando livros na prateleira

5 livros de negócios para quem cursa Ciências Contábeis

A leitura é uma forma rica de aprendizado para quem está na universidade. A área das Ciências Contábeis frequentemente é considerada uma das profissões mais promissoras e amplas do mercado.

Portanto, se você tem interesse em cursar a Graduação em Ciências Contábeis EAD e deseja conhecer um pouco mais sobre o assunto, a dica é investir na leitura de bons livros de negócios.

Pensando nisso, criamos uma lista com 5 livros de negócios que os alunos que desejam cursar Ciências Contábeis e os profissionais da área precisam ler, confira!

1. Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto

O livro “Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto“, do Instituto Empreender Endeavor, trata de um tema bastante atual. Afinal, manter uma empresa economicamente saudável em um país que está passando por uma crise econômica é o maior desafio de todos os empreendedores e contabilistas brasileiros.

Pensando nisso, o livro apresenta relatos e histórias de empreendedores famosos e anônimos. Além de trazer exemplos e histórias, com o objetivo de mostrar os problemas e as soluções possíveis nas áreas de gestão, pessoal, dinheiro, sociedade e comunicação. É a escolha ideal para ir além do curso EAD de Ciências Contábeis.

2. Pai rico, pai pobre

O livro “Pai rico, Pai pobre”, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, tem como objetivo estimular a reflexão sobre como a inteligência e o treinamento financeiros podem ser inseridos no cotidiano. Isso possibilita que os indivíduos resolvam os problemas comuns, indo além da tradicional fórmula: trabalhar muito, poupar, fazer empréstimos e pagar impostos demais.

3. Como fazer amigos e influenciar pessoas

O curso de Ciências Contábeis corresponde ao campo de Ciências Sociais Aplicadas por exigir conhecimento em questões sociais. Ou seja, além realizar cálculos, o contador precisa lidar com números que se aplicam à vida das pessoas e ao cotidiano das empresas.

Por isso, o relacionamento interpessoal é uma habilidade importante para a profissão do contabilista. Dentre os livros de negócios, “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie, é um guia sobre relacionamentos pessoais e profissionais.

4. Sonho Grande

Vamos imaginar uma história? No Brasil, em 1970, três empresários brasileiros que não tinham uma fortuna de herança fundaram uma pequena corretora. Eles não só expandiram, mas revolucionaram tudo o que era conhecido como cultura empresarial, já que acreditaram em meritocracia.

O livro “Sonho Grande”, de Cristiane Correa, apresenta os bastidores da trajetória de Jorge Paulo Lemann, Mercel Telles e Beto Sicupira, os empresários que revolucionaram o capitalismo brasileiro.

Os três empreendedores foram os fundadores da Ambev, e quatro décadas após abrir a sua primeira corretora, compraram três marcas americanas mundialmente famosas, a Budweiser, Burger King e Heinz.

Os empresários tinham como pilares para sua fórmula de gestão a meritocracia, simplicidade e busca incansável por redução de custos. Por isso, esse livro é fundamental e serve de grande inspiração para jovens que estão pensando nos desafios de cursar uma Graduação em Ciências Contábeis.

5. Warren Buffett Em 250 Frases

O Warren Buffett é considerado um dos maiores investidores de todos os tempos. As suas citações são mundialmente conhecidas por retratarem os conselhos de um dos homens mais bem-sucedidos do mundo.

No livro “Warren Buffett em 250 frases”, o escritor David Andrews reuniu várias citações de Buffett, sobre os mais diversos temas, como:

  • investimentos;
  • economia;
  • política fiscal;
  • empreendedorismo;
  • gestão;
  • satisfação pessoal.

As leituras são muito válidas para todos que pretendem atuar no mundo dos negócios, principalmente para futuros administradores e contadores. Afinal, ler sobre a profissão que você pretende seguir pode ajudar você a fazer escolhas muito mais assertivas.

Você tem outros livros de negócios para indicar? Ou já leu algum desses acima? Conta para a gente nos comentários!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

2 Comentários

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.