gastronomia funcional

Pós-graduação em Gastronomia Funcional: como funciona?

O bem-estar e os hábitos saudáveis são aspectos muito discutidos hoje em dia. As pessoas, cada vez mais, têm preocupação com a saúde e a qualidade de vida, o que obrigatoriamente passa pela alimentação. É por isso que a pós-graduação em Gastronomia Funcional é tão interessante.

Como a arte culinária é muito vasta, especializar os conhecimentos em determinado segmento faz toda a diferença na colocação profissional. A Gastronomia Funcional está ligada, justamente, ao uso dos alimentos em benefício da saúde e do bem-estar. E, por isso, essa é uma das opções mais promissoras para a continuidade dos estudos.

Quer entender melhor como é essa área e por que a pós é vantajosa? Continue a leitura!

O que é Gastronomia Funcional?

A Gastronomia Funcional ajuda a derrubar a velha ideia de que uma alimentação saudável não é saborosa. O principal objetivo é o de associar o prazer da culinária à promoção de saúde e qualidade de vida, indo além das funções básicas de nutrição.

Para tanto, os especialistas nesse segmento criam cardápios saborosos e que ajudam o corpo das pessoas a funcionar em perfeitas condições. Um dos efeitos da cozinha funcional na alimentação é o de eliminar problemas como alergias e intolerâncias.

Na Gastronomia Funcional, há a melhoria de processos e de produtos por meio de princípios da bioquímica, de forma a preservar o que são chamadas de propriedades organolépticas dos alimentos. Esse nome difícil diz respeito aos aspectos percebidos pelos cinco sentidos, tais como a cor, a textura, o cheiro e o sabor das refeições.

Por exemplo, determinadas técnicas de cozimento podem potencializar a capacidade nutricional de um alimento. Além disso, algumas combinações também ajudam a melhorar a funcionalidade da refeição, já que o encontro de certos nutrientes promove a melhor absorção pelo organismo.

Uma das grandes preocupações desse segmento é a de respeitar a individualidade bioquímica dos consumidores. Isso porque todo alimento pode ser considerado funcional, mas não para todos: o que faz muito bem para você pode provocar reações e alergias em outras pessoas.

Como é o mercado de trabalho para a área?

Gostou do que leu até aqui? A boa notícia é que o mercado de trabalho está superaquecido para esse segmento. Afinal, como dissemos, há uma preocupação cada vez maior com a associação entre a alimentação e os hábitos saudáveis.

Para que você tenha uma ideia, o relatório Global Food and Drink Trends 2021, da consultoria Mintel, mostra que há uma forte tendência na busca por formulações de alimentos e bebidas que ofereçam soluções para o bem-estar mental, corporal e emocional dos consumidores.

Isto é, as pessoas estão encarando a alimentação como algo que vai muito além da nutrição. Essa tendência foi intensificada devido à pandemia de Covid-19, já que a saúde e o bem-estar se tornaram uma preocupação central, de acordo com o estudo.

Assim, o especialista sai na frente em um mercado que só tem a crescer! É uma excelente oportunidade de alavancar a carreira na culinária funcional ou, até mesmo, de mudar de profissão para um nicho promissor. Algumas das possibilidades de atuação estão em:

  • academias;
  • bares;
  • restaurantes;
  • hotéis;
  • centros gastronômicos;
  • empresas do ramo nutricional.

Quais são as diferenças de remuneração para quem tem uma pós?

A pós-graduação tem muitos impactos positivos na carreira: a reciclagem da formação, o aprofundamento de conhecimentos, a possibilidade de fazer networking, o acesso a cargos mais altos etc.

Entre todas as vantagens de continuar os estudos após o ensino superior, destaca-se também o aumento da remuneração. Segundo conclusões do Instituto Semesp, em dados divulgados pela Folha, a pós leva a um aumento de 150% a 255% nos ganhos. Um percentual importante, concorda?

A maior remuneração tem a ver com o aumento nas chances de promoção e no próprio reconhecimento do mercado sobre o valor do conhecimento especializado. Afinal, o profissional pós-graduado detém saberes mais aprofundados sobre determinada área, sendo mais capacitado para executar tarefas complexas e específicas.

Como é a pós-graduação em Gastronomia Funcional?

A pós-graduação EAD em Gastronomia Funcional dura dois semestres (um ano). No curso, você conta com aulas interativas, simuladores, laboratórios virtuais e todos os recursos necessários para uma boa aprendizagem.

A modalidade de ensino a distância é cada vez mais valorizada, já que une a qualidade à flexibilidade na rotina de estudos. Assim, ela é muito vantajosa, sobretudo, para quem trabalha e tem menos disponibilidade de tempo.

A pós em Gastronomia Funcional tem um pouco da área de Humanas e da Saúde, além de trazer um pouco da Bioquímica. Dê uma olhada em algumas das matérias do curso:

  • Cozinha Brasileira e Internacional Funcionais;
  • Análise Sensorial dos Alimentos;
  • Plantas Medicinais, Ervas, Especiarias e PANCs;
  • Análise Química e Biodisponibilidade dos Alimentos;
  • Funcional nos Ciclos de Vida;
  • Dietas Especiais e Alternativas;
  • Prevenção e Tratamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis;
  • Ferramentas Práticas para a Inovação na Área de Hospitalidade.

O que fazer para ingressar no curso de pós em Gastronomia Funcional?

Para realizar a pós-graduação na área, é necessário ter formação em Gastronomia, Nutrição, Engenharia de Alimentos ou áreas afins. Para começar, não há segredo! Basta se inscrever no curso e providenciar a documentação para a matrícula, que inclui o diploma de nível superior — pode ser tanto o Bacharelado quanto o de cursos tecnólogos.

Por que escolher a Anhembi Morumbi para a sua pós?

Agora que você conhece a área e as vantagens de realizar uma pós-graduação, não deixe de contar com a Anhembi Morumbi! Aqui, você tem uma formação a distância de excelência, desde a metodologia inovadora dos nossos cursos até a infraestrutura virtual de ponta. Sem contar o corpo docente altamente qualificado: 80% dos nossos professores são mestres e doutores.

Como você viu, a Gastronomia Funcional e natural é uma grande tendência que associa o aspecto nutricional dos alimentos aos efeitos metabólicos e fisiológicos que as refeições trazem aos consumidores. Assim, ela vai ao encontro das preocupações com bem-estar e qualidade de vida, tão em voga atualmente.

E então, que tal aproveitar essa grande oportunidade de alavancar sua carreira? É fácil: faça a inscrição e comece o quanto antes essa nova etapa!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.