filmes sobre tecnologia

7 filmes sobre tecnologia que são indispensáveis para quem gosta da era digital

Que tal aproveitar um momento de relaxamento para se inspirar um pouco? Preparar uma pipoca, deixar o sofá bem confortável e maratonar uma lista de filmes sobre tecnologia pode ser justamente o que você está precisando para pensar melhor no seu futuro.

Assistir a conteúdos desse tipo ajuda a entender um pouco mais sobre o cenário do desenvolvimento digital e ter uma perspectiva inovadora. Tanto é que muitas pessoas conseguiram identificar as principais aspirações profissionais apenas tendo contato com obras de ficção.

Você tem interesse em cursos de Tecnologia ou, então, está em busca de sugestões de um bom filme para ver no tempo livre? Então, confira só essa lista com 7 ótimos títulos!

1. Jobs (2013)

Para começar, que tal conhecer um pouco mais da história da personalidade que olhou para o futuro e deu início a uma das empresas mais conhecidas da atualidade? Estamos falando de Steve Jobs, fundador da Apple e um dos maiores CEOs da história.

Estrelado por Ashton Kutcher, o filme conta toda a trajetória do empreendedor, que deu início ao negócio diretamente da garagem de casa. Além disso, a obra dirigida por Joshua Michael Stern, apresenta os contratempos encontrados pelo protagonista para conciliar a vida pessoal e profissional.

No filme, é possível ver também a relação de Jobs com o amigo e primeiro sócio, Steve Wozniak, interpretado por Josh Gad. Para quem tem interesse em ficar por dentro dessa história, o título está disponível na plataforma de streaming Netflix.

2. Anon (2018)

Como você lidaria com a ideia de saber que alguém está vigiando você o tempo todo? Essa é a sociedade distópica do filme Anon. Por um lado, isso garante que nenhum crime aconteça. Por outro, a privacidade deixa de existir.

O filme narra a história de Sal Frieland, um detetive que investiga o caso de uma moça (ou melhor, A Garota, forma como é conhecida já que não tem identidade), que conseguiu burlar todo o sistema e se manter em anonimato.

Essa é uma ótima obra para refletir sobre os limites do desenvolvimento e da segurança digital, além da necessidade de privacidade de dados. O título também está disponível na Netflix para assinantes.

3. Tenet (2020)

Nessa trama, John David Washington dá vida ao personagem principal do filme. Enviado em uma missão para garantir a sobrevivência da humanidade, o protagonista só tem uma palavra a dizer: Tenet.

Toda a história se desenrola em eventos para evitar o início da Terceira Guerra Mundial, que poderia dar um fim à vida humana, por conta do uso de armas nucleares. Isso mostra um pouco do desenvolvimento tecnológico ao qual a sociedade pode chegar em um futuro próximo.

A ficção científica é dirigida por Christopher Nolan, mesmo diretor de Interestelar (2014), A Origem (2010) e Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008). A obra foi uma das primeiras a serem exibidas no cinema após a pandemia. Para quem gostou da premissa, é possível assistir ao filme pela plataforma HBO Max.

4. Ela (2013)

A Inteligência Artificial é uma das maiores tendências digitais da atualidade e está presente nos mais variados softwares e dispositivos. Afinal, por meio dela, é possível tornar diversos processos mais práticos e eficientes. Não é à toa que é uma das áreas mais estudadas pelas profissões do futuro, principalmente aquelas relacionadas à Tecnologia.

Apesar de garantir diversos fãs, será que é possível se apaixonar verdadeiramente por um programa de Inteligência Artificial? O filme “Ela” conta a história de Theodore, personagem vivido por Joaquin Phoenix, que vive um romance com uma voz gerada por um sistema operacional.

Uma das principais reflexões geradas pelo filme é sobre a relação das pessoas com a tecnologia e o quão íntima ela pode se tornar. A obra está disponível na plataforma Star+ para assinantes.

5. A Rede Social (2010)

Ao falar sobre a interação humana com o meio digital, é impossível não pensar nas redes sociais, não é mesmo? O que será que se passou na cabeça da pessoa que criou um dos maiores sites de relacionamento virtual do mundo?

O filme A Rede Social conta justamente isso, ao apresentar a história de Mark Zuckerberg, a mente por trás do grupo Facebook. Além disso, é possível assistir também aos dilemas que envolvem a criação de algo que tomou uma enorme proporção, como as questões jurídicas e burocráticas.

O título está disponível atualmente apenas para quem tem acesso à Paramount+. No entanto, quem conta com a plataforma Amazon Prime Video pode assistir à obra por meio de um pagamento adicional. 

6. O Jogo da Imitação (2014)

Você sabe como os computadores modernos surgiram? Se não, dê uma espiada em O Jogo da Imitação, que conta a história de Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático e cientista da computação.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o grande projeto de Turing foi construir uma máquina para decodificar o código que a frota alemã usava, chamado de Enigma. Assim, os ingleses poderiam decifrar as ordens dos alemães antes que elas fossem executadas. A máquina deu origem aos computadores modernos que usamos hoje, criando uma revolução na informática.

O filme foca nas habilidades do matemático, como liderança de equipe e pensamento lógico, mas aborda também seus conflitos internos. O Jogo da Imitação está disponível na plataforma Amazon Prime Video.

7. Minority Report: A Nova Lei (2002)

Como você se imagina no ano de 2054? Essa é a época em que esse filme se passa, na qual a tecnologia está tão avançada que os policiais conseguem identificar crimes antes mesmo que eles surjam. Dessa maneira, é possível agir de modo preventivo e evitar graves consequências.

Por ter sido lançado em 2002, o título, que está disponível na HBO Max, mostra algumas tecnologias que, na época, ainda não existiam, mas que hoje já fazem parte do dia a dia de muitas pessoas, como a Realidade Aumentada. Por esse motivo, torna-se bastante interessante fazer uma comparação do desenvolvimento tecnológico que a sociedade teve em cerca de 20 anos.

Já viu algum desses filmes sobre tecnologia? Não deixe de maratonar aqueles que você ainda não assistiu e aproveite para aprender um pouco mais sobre a área ao mesmo tempo em que se diverte.

Gostou da nossa lista? Então, compartilhe nas redes sociais este post repleto de sugestões para assistir no tempo livre com os seus amigos!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.