faculdades-que-aceitam-a-nota-do-enem

Como escolher entre faculdades que aceitam a nota do Enem?

Fazer a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, tornou-se uma prioridade para quem deseja ingressar no ensino superior no Brasil. Mas após a divulgação do resultado, outro desafio espera os candidatos: encontrar faculdades que aceitam a nota do Enem e tomar a decisão de qual instituição escolher para a graduação.

Afinal, diversas instituições oferecem ou participam de programas que utilizam o resultado do exame como processo seletivo. É preciso conferir aquelas que disponibilizam a graduação desejada e, ao mesmo tempo, fazer um comparativo para optar pela que pode proporcionar a melhor trajetória acadêmica.

Se você também tem dúvidas sobre esse assunto, não precisa mais se preocupar. Vamos explicar a real importância do Exame Nacional do Ensino Médio para entrar na graduação e como encontrar as melhores instituições de ensino. Confira e fique por dentro de tudo!

O que é o Enem e qual é o papel dele na seleção para a faculdade?

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado no ano de 1998. Naquela época, o objetivo era avaliar o desempenho dos estudantes que estavam saindo do ensino médio. É por isso que as questões que caem na prova são baseadas no conteúdo estudado ao longo desses anos.

Por meio da nota dos participantes, o Ministério da Educação obtinha, também, um indicador da qualidade do sistema educacional brasileiro. Com isso, podia elaborar políticas para promover melhorias.

No entanto, com o passar do tempo, a nota do Enem passou a ser um critério de seleção para aqueles que desejavam ingressar no ensino superior, inclusive por meio de programas de bolsas oferecidos pelo Governo Federal.

As instituições particulares também começaram a utilizar o resultado do exame em seus processos seletivos. Hoje, é grande o número de faculdades que aceitam a nota do Enem, e ela também é necessária para aqueles que desejam ocupar vagas nas universidades públicas.

Além disso, o Exame Nacional não é mais reservado para aqueles que estão saindo agora do ensino médio. Ele pode ser realizado por qualquer pessoa que tenha interesse em uma vaga em faculdades da rede privada ou pública, desde que a instituição esteja entre aquelas que aceitam a nota como forma de ingresso.

Como se preparar para a prova do Enem?

Um detalhe que precisa ser ressaltado é a importância de ter um bom desempenho no exame. Afinal, quanto mais alta a pontuação da pessoa candidata, maiores são as chances de conquistar uma vaga nas faculdades que aceitam a nota do Enem.

Sendo assim, se você também está pensando em usar a sua, o ideal é se preparar muito bem para as provas. A seguir, deixamos algumas dicas para alcançar um bom desempenho e ter uma pontuação acima das notas de corte.

Leia o edital com atenção

Esse é um documento muito importante porque funciona basicamente como um manual do exame. Ali constam todas as informações necessárias para você entender como a prova vai acontecer e quais são as regras.

No edital está descrito:

  • quem pode fazer o exame;
  • como realizar a inscrição;
  • qual será o dia e o horário da prova;
  • quais documentos devem ser levados;
  • o que é permitido ou não, entre outros detalhes.

Assim você fica por dentro de tudo e não acaba esquecendo coisas importantes ou cometendo erros que podem comprometer a sua participação.

Consulte as provas antigas

Essa é uma das principais estratégias para quem deseja ter um bom desempenho no Enem. Isso porque permite ter uma familiaridade maior com as avaliações, o estilo das questões e os temas que caem com maior frequência. Você pode utilizar essas provas antigas como uma referência para o seu cronograma de estudos.

Vale fazer simulados para testar a própria concentração, a interpretação de texto e a gestão do tempo. Assim poderá melhorar cada vez mais esses aspectos para ter um rendimento satisfatório na hora de fazer o exame para valer.

Priorize os temas em que tem mais dificuldade

Quando você fizer as provas antigas e os simulados, conseguirá testar os próprios conhecimentos. Isso permitirá identificar os conteúdos que despertam dúvidas, os que você ainda não domina muito e os que precisam de um pouco mais de atenção.

Procure traçar um roteiro de estudos direcionado para esses temas a fim de garantir alguns pontos a mais com as questões que os envolvem. Mas não negligencie aquilo que você já sabe, pois não custa dar uma refrescada na memória.

Prepare-se para fazer a redação

Essa é uma etapa da prova que tem um peso significativo na nota final. Sendo assim, o seu cronograma de estudos precisa contemplar um tempo específico para treinar a sua produção de textos.

Procure saber mais a respeito do estilo exigido para a redação do Enem. Escreva sobre temas abordados em provas antigas, leia mais para diversificar o vocabulário, esclareça dúvidas de ortografia e de gramática. Enfim, incorpore essa prática como um dos conteúdos que precisam ser estudados.

Respeite seu tempo de descanso

É normal sentir um pouco de ansiedade durante a preparação e quando vai chegando a data do Enem. A reação de muitos candidatos é intensificar a rotina de estudos. O problema é que isso pode causar o efeito contrário.

Em vez de contribuir para um melhor desempenho, pode ser que o cansaço acabe atrapalhando e fazendo com que você esqueça até mesmo os conteúdos que domina, o que pode deixar a nota baixa. Então seja razoável na hora de criar o cronograma.

Estabeleça uma quantidade de tempo suficiente para estudar, mas que não comprometa o período de descanso. É muito importante respeitar os limites do corpo e ter boas noites de sono para que o cérebro consiga absorver as informações estudadas ao longo do dia.

Na data anterior à prova, procure dormir bem, manter a hidratação e fazer uma alimentação leve. O preparo precisa acontecer de forma gradativa, e exagerar nos estudos na véspera não é a melhor escolha.

Afinal, por que utilizar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Essa é uma excelente estratégia, pois abre diversas oportunidades para os estudantes. O Exame Nacional do Ensino Médio se consolidou como o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil e oferece inúmeras possibilidades.

Uma das vantagens é a oportunidade de ingressar na universidade sem a necessidade de enfrentar o tradicional vestibular. Hoje, muitas faculdades que aceitam a nota do Enem permitem que os candidatos evitem esse processo seletivo, simplificando o caminho para a graduação.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma iniciativa do Governo Federal, utiliza a nota do Enem como critério de seleção para vagas em instituições públicas de ensino. Isso proporciona aos estudantes a chance de concorrer a vagas em diversas universidades pelo país, ampliando as opções.

Além disso, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) oferece oportunidades para estudantes de baixa renda conquistarem bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais (100%) em instituições privadas, usando a nota do Enem como critério de seleção.

Para aqueles que buscam financiamento para os estudos em instituições particulares, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma alternativa viável. O Enem também é utilizado como critério de seleção para esse programa, possibilitando que alunos financiem os cursos com condições acessíveis.

Além do ingresso na faculdade, a nota do Enem pode ser um diferencial para garantir a permanência no ensino superior. Ao conquistar bolsas de estudo, descontos ou financiamentos, os graduandos têm a oportunidade de dedicar mais tempo ao aprendizado, evitando a necessidade de conciliar trabalho e faculdade.

Esses auxílios financeiros contribuem significativamente para a continuidade do curso desejado. Isso reduz os riscos de abstenção nas aulas ou desistência por dificuldades financeiras.

Como calcular a média do Enem?

O Exame Nacional tem cinco áreas de prova:

  • Linguagens;
  • Ciências Humanas;
  • Ciências da Natureza;
  • Matemática;
  • Redação.

Cada área tem uma nota que varia de 0 a 1000. A média do Enem é a soma dessas pontuações dividida por 5.

Média do Enem = (Nota Linguagens + Nota Ciências Humanas + Nota Ciências da Natureza + Nota Matemática + Nota Redação) / 5.

Para entender melhor, imagine que tirou 750 em Linguagens, 700 em Ciências Humanas, 650 em Ciências da Natureza, 850 em Matemática e 900 na Redação.

A média seria: (750 + 700 + 650 + 850 + 900) / 5 = 3850 / 5 = 770.

Essa nota é usada em processos de seleção para entrar em universidades e para participar dos programas citados: Sisu, ProUni e FIES.

Como consultar a nota de corte dos cursos?

Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  • acesse o site do Sisu: sistema utilizado para a seleção de candidatos para vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil;
  • faça login ou cadastre-se: se já participou do Enem e se inscreveu em edições anteriores do Sisu, use seu login para acessar. Se não tiver uma conta, será necessário criar uma. Escolha o período de inscrição: durante o prazo de inscrições do Sisu — que ocorre, geralmente, duas vezes por ano —, é possível acessar o sistema para consultar as notas de corte;
  • pesquise os cursos e instituições: após preencher e marcar os filtros de pesquisa, o sistema mostrará as notas de corte parciais, ou seja, a pontuação mínima necessária para concorrer às vagas naquele curso/faculdade;
  • acompanhe as atualizações: durante o período de inscrições, as notas de corte podem ser atualizadas diariamente com base nas inscrições dos candidatos. Acompanhe sempre para ter uma ideia mais precisa sobre as chances de ser selecionado;
  • finalize a inscrição: se a nota do Enem estiver próxima ou acima da nota de corte, é possível decidir se inscrever no curso desejado. Lembre-se de que as notas de corte variam e não garantem a aprovação, pois dependem da concorrência.

Importante! Além do Sisu, algumas instituições podem disponibilizar as notas de corte nos próprios sites. Consulte a página da faculdade desejada para informações adicionais.

Como encontrar faculdades que aceitam a nota do Enem?

Agora que já sabe o quão determinante pode ser a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio, o próximo passo é escolher a instituição certa. Para isso, vale a pena refletir sobre o que é importante, onde quer estar nos próximos anos e quem deseja se tornar. Com essas respostas, será mais fácil descobrir quais faculdades permitirão o alcance dos objetivos.

Confira alguns aspectos que você deve considerar ao escolher uma faculdade usando a nota do Enem como forma de ingresso.

Confira a nota do MEC

A avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC) é um termômetro para checar a qualidade de uma instituição de ensino. Ela funciona como uma avaliação geral das instituições autorizadas pelo governo e dos cursos — considerando indicadores relacionados à infraestrutura, ao desempenho dos estudantes e à qualidade do corpo docente.

Desse modo, as instituições são pontuadas com notas que variam entre 1 e 5. Quanto mais perto da nota 5, mais bem avaliada é a faculdade ou o curso. Veja o que significa cada nota:

  • as notas 1 e 2 indicam que a faculdade tem um rendimento abaixo da média;
  • a nota 3 mostra que a faculdade atende de forma suficiente aos requisitos básicos do MEC;
  • a nota 4 demonstra que a faculdade vai além do mínimo exigido pelo MEC, por isso, tem uma avaliação geral acima da média;
  • a nota 5 indica excelência em todos os parâmetros avaliados pelo MEC.

O acesso à nota do MEC é público e gratuito. Só é preciso acessar o portal e-MEC e utilizar os filtros disponíveis no site para encontrar a avaliação de uma faculdade ou curso.

Escolha a melhor modalidade

Ao decidir, considere a importância de escolher aquela ideal. O presencial oferece interação direta, o semipresencial proporciona flexibilidade e o EAD permite estudo remoto sem qualquer limitação física e temporal.

Avalie seu perfil, necessidades e preferências para garantir uma experiência acadêmica mais alinhada aos objetivos pretendidos. A escolha correta contribui significativamente para uma jornada educacional mais gratificante e eficaz.

Pesquise sobre o curso escolhido

Se já tem uma opção de graduação em mente, consulte o site da faculdade para obter mais informações — em quais modalidades de ensino a graduação está disponível (EAD, semipresencial e presencial), a grade curricular com todas as matérias, o preço da mensalidade, a localização dos polos de ensino e muito mais.

Todas essas informações ajudam a decidir se conseguirá se adaptar à rotina da graduação. Não use a nota do Enem antes de consultar o curso no site da faculdade.

Avalie as formas de ingresso

Certifique-se de que a instituição é uma das faculdades que aceitam a nota do Enem para o curso superior que tem em mente. Essa consulta também pode ser feita no site oficial da instituição. De modo geral, as formas de ingresso mais comuns são:

  • nota do Enem;
  • vestibular tradicional (presencial ou online);
  • transferência externa (para alunos que estudam em outra faculdade);
  • portabilidade de diploma (para alunos que já têm um diploma de graduação).

Mesmo que tenha certeza de que usará a nota do Enem para entrar na faculdade, não deixe de conferir essas informações. Isso porque é possível encontrar uma forma de ingresso que aumente a chance de aprovação.

Confira os critérios de seleção

Cada modo de ingressar tem um conjunto de normas para aprovar a entrada de estudantes na faculdade. Isso significa que os candidatos que pretendem usar a nota do Enem precisam conferir os parâmetros definidos pela instituição para essa forma de ingresso.

Normalmente, há uma exigência de pontuação mínima para a nota da redação, além de pontuação mínima para as provas objetivas. Em alguns casos, pode-se solicitar uma média geral de todas as provas, por isso é importante saber como calcular a nota do Enem.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Para ingressar na faculdade utilizando a nota do Enem, inscreva-se no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) ou FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

No Sisu, você escolhe cursos e instituições e concorre às vagas com base na nota do Enem. Já o ProUni oferece bolsas de estudo em instituições privadas, enquanto o FIES proporciona um financiamento para os estudos.

A nota do Enem é crucial para avaliar elegibilidade e classificação. Acesse os sites dos programas, inscreva-se durante os períodos determinados e acompanhe os resultados para garantir vaga na faculdade.

Como é o processo de inscrição e escolha das instituições?

Como você viu, para decidir onde fará a graduação, primeiro é preciso saber quais são as faculdades que aceitam a nota do Enem. No caso das particulares, basta fazer uma pesquisa no site de cada uma para procurar pelas formas de ingresso aceitas.

Se você pretende participar de um programa do Governo, também deve verificar a página deles para saber quais instituições estão com vagas abertas. Essa informação pode mudar de um ano para o outro.

Para fazer a inscrição, seja em uma instituição pública ou privada, é preciso conferir os prazos do processo seletivo. As faculdades particulares costumam abrir vagas tanto no primeiro quanto no segundo semestre de cada ano. Você só precisa acessar a página do curso de interesse e dar início à inscrição escolhendo usar a nota do Enem como critério de seleção.

No caso dos programas do Governo, é fundamental acompanhar os editais liberados todos os anos. Eles indicam como o processo vai acontecer e o período de início e de término das novas inscrições.

Quais outros programas e iniciativas utilizam a nota do Enem?

Você já sabe que é possível utilizar essa pontuação para ingressar no ProUni, concorrer a vagas no Sisu e a financiamentos do Governo pelo FIES. Também explicamos que em âmbito particular existem diversas faculdades que aceitam a nota do Enem em vez do vestibular.

Porém, o que nem todo mundo sabe é que existem ainda outros programas e iniciativas para utilizar a sua pontuação no Exame Nacional, inclusive com a possibilidade de ingressar em uma instituição estrangeira. É o que acontece no Enem Portugal.

Quem tiver interesse em estudar nesse país pode escolher entre dezenas de instituições superiores que aceitam as notas do exame como processo seletivo. Mas é importante saber que cada uma delas tem as suas próprias regras e pesos diferentes para a pontuação do Exame Nacional.

Além disso, os convênios não incluem financiamentos estudantis nem transferências de recursos pelo governo brasileiro. Mas em nosso país existem faculdades que aceitam a nota do Enem para a oferta de bolsas e descontos.

Você pode escolher em uma instituição particular e, de acordo com a sua pontuação, ter uma redução significativa no valor da mensalidade. Lembrando que você deve conferir as regras que se aplicam a cada alternativa.

Qual é o impacto da nota do Enem no acesso à educação superior?

Essa é uma iniciativa que trouxe ainda mais democratização para quem deseja obter um título de graduação. Afinal, antes existiam apenas os vestibulares realizados por cada uma das instituições de ensino.

Hoje, como você viu, há muitas faculdades que aceitam a nota do Enem, e os candidatos podem escolher entre os estudos em uma instituição pública ou privada. Sem falar das bolsas e dos descontos que podem ser obtidos por meio da pontuação no Exame Nacional.

O fato de as faculdades particulares trazerem essa possibilidade também favorece ainda mais o acesso ao ensino superior. Isso porque, como dito, elas fazem mais de um processo seletivo ao longo do ano e ainda oferecem uma redução da mensalidade para aqueles que apresentam um bom desempenho no Enem.

Outro detalhe interessante é que no caso das instituições privadas não existe apenas uma chance de usar a nota. Muitas aceitam as pontuações de exames anteriores até um determinado limite de tempo. Sendo assim, não é preciso fazer a avaliação todos os anos para participar dos processos seletivos.

No caso daqueles que querem tentar instituições diferentes, também há mais uma vantagem: não é preciso fazer vários vestibulares e tentar conciliar as datas das provas, pois basta realizar o Enem e aplicar a mesma pontuação em todas as faculdades escolhidas.

Estude na Anhembi Morumbi com a nota do Enem!

Com a pontuação no Enem, a Anhembi Morumbi oferece acesso a uma educação de excelência, sendo reconhecida pela infraestrutura moderna e corpo docente qualificado.

A faculdade proporciona experiências acadêmicas enriquecedoras, promovendo cursos inovadores alinhados às demandas do mercado. Na Anhembi Morumbi, você vai encontrar uma comunidade acadêmica vibrante, amplas oportunidades de estágio e uma rede de contatos valiosa.

Descubra a facilidade de conquistar uma bolsa de estudo de até 100%. Aceitamos notas de provas realizadas nos últimos 10 anos — saiba mais!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.