Quais são as vantagens da faculdade presencial? Saiba se é pra você

Quais são as vantagens da faculdade presencial? Saiba se é pra você

A internet facilita muito as nossas vidas em vários aspectos, inclusive na vida acadêmica. Estudar virtualmente passou a ser uma alternativa viável para boa parte dos alunos. No entanto, é sempre bom reforçar que a faculdade presencial também traz benefícios que precisam ser considerados.

No momento da escolha, o estudante precisa avaliar as oportunidades que estão disponíveis no mercado. É importante analisar todas elas, entender como são as características e as dinâmicas que estão envolvidas no dia a dia de estudo.

Pensando nisso, reunimos as vantagens do ensino superior presencial, os sinais que indicam que você pode ser dar bem nessa possibilidade e como fazer a melhor escolha. Confira!

Quais são os benefícios da faculdade presencial?

Essa modalidade oferece uma série de vantagens que enriquecem a experiência do estudante. Confira alguns dos benefícios a seguir.

Interatividade e envolvimento

O ensino presencial promove uma interação direta entre alunos, professores e colegas, permitindo discussões e a troca imediata de ideias. Essa dinâmica auxilia na compreensão dos tópicos discutidos e encoraja um aprendizado ativo.

Estudo personalizado

Nessa modalidade, os professores adaptam a abordagem de ensino de acordo com as necessidades individuais dos alunos. Isso permite um aprendizado personalizado, em que os estudantes recebem orientação direta e feedback específico para melhorar o desempenho acadêmico.

Networking e relacionamentos

A faculdade presencial concede uma oportunidade única para construir redes sociais e profissionais duradouras, de maneira direta, ao vivo. A interação cara a cara com colegas de diferentes origens culturais e áreas de estudo amplia os horizontes e pode resultar em conexões valiosas no futuro.

Acesso a recursos físicos

Os campus ou unidades das instituições de ensino são equipados com instalações importantes, como bibliotecas, centros de pesquisa, estúdios e laboratórios. Esses recursos oferecem um ambiente propício para a exploração acadêmica, permitindo experimentos práticos e acesso a materiais especializados.

Desenvolvimento de habilidades sociais

A faculdade presencial oferece oportunidades de interação importantes, como comunicação eficaz, resolução de conflitos e colaboração. A participação em discussões em sala de aula e em grupos de estudo aprimora essas competências essenciais.

Experiência cultural e social

A presença diária na instituição proporciona uma experiência agitada, com acesso a eventos, exposições artísticas, atividades sociais e palestras. Isso amplia a perspectiva dos alunos e os expõe a diferentes culturas.

Orientação e mentoria

A proximidade física com os professores facilita o acesso à orientação acadêmica. Os estudantes podem buscar conselhos sobre trajetórias educacionais, carreiras e metas pessoais, recebendo insights valiosos para escolhas futuras.

Desenvolvimento pessoal holístico

A faculdade presencial contribui para a evolução integral dos alunos. Além do crescimento acadêmico, os estudantes amadurecem emocionalmente, aprendem a gerenciar prazos e praticam a autonomia.

Experiências duradouras

A presença diária na instituição cria um ambiente propício para a formação de memórias que ficarão marcadas por anos. Interações sociais, conquistas acadêmicas e desafios superados contribuem para uma jornada universitária inesquecível.

Quais sinais apontam para um curso presencial?

Se você ainda não tem certeza sobre qual modalidade escolher, confira indícios que podem levar ao ensino presencial.

Você não gosta de estudar sozinho

Enquanto alguns estudantes se dão melhor estudando em casa, outros têm dificuldades justamente por não haver outras pessoas por perto. Em geral, esse segundo perfil precisa de colegas e professores para fixar os conteúdos ao participar das aulas presenciais.

É importante fazer uma autoanálise para identificar o estilo de aprendizagem ideal. Existem estudantes que aprendem melhor pela audição, pela visão ou por meio de ações, como o uso de gestos ao explicar a matéria para outra pessoa ou durante a manipulação de materiais.

Você não tem foco para conferir os conteúdos em casa

O EAD exige disciplina, visto que o próprio aluno precisa elaborar um cronograma de estudos e se organizar para fazer os trabalhos. Sem falar na concentração apurada ao assistir às aulas e ler os conteúdos.

Por isso, se o estudante precisa de um plano de aprendizado padronizado para guiar os estudos e a execução das tarefas, o ensino a distância tende a não ser a melhor opção. E, nesse caso, a modalidade presencial é a provavelmente ser á uma escolha mais adequada. A rotina de frequentar a faculdade diariamente é ideal para quem precisa desse apoio para absorver conteúdos e cumprir prazos.

Você gosta de interagir

A busca por um convívio enriquecedorae a vontade de fazer novas conexões sociais levam muitos a optar pelo curso presencial, seja para nutrir amizades, aprofundar laços com professores ou colaborar em projetos coletivos e participar de dinâmicas de grupo.

Ao ingressar na primeira graduação, essa é uma oportunidade imperdível de vivenciar plenamente o ambiente acadêmico, explorando o convívio com colegas e aproveitando os recursos do campus.

Além disso, aqueles que possuem habilidades verbais bem desenvolvidas encontram nas aulas presenciais um terreno fértil para exercitar o relacionamento interpessoal. A habilidade de se expressar de maneira eficaz em sala de aula pode desencadear um maior engajamento.

Você quer fazer um curso que necessita de aulas práticas

Quando a escolha do curso implica participação em aulas práticas que abrangem atividades laboratoriais, artísticas, esportivas, experimentais ou de saúde, a modalidade presencial é uma ótima alternativa. Isso é motivado pelo fato de que tais programas acadêmicos frequentemente demandam uma interação física direta entre docentes e estudantes, além do uso de equipamentos específicos que não estão disponíveis em ambientes virtuais ou domésticos.

Você não abre mão de participar de atividades extracurriculares

Se você gosta de se envolver nesse tipo de dinâmica, a escolha de um curso presencial é fundamental. Afinal, o campus pode receber eventos interessantes, como palestras, debates e atividades culturais. Tais eventualidades não apenas complementam o conteúdo ministrado em sala de aula, mas também fornecem experiências que enriquecem o aprendizado e contribuem para o desenvolvimento de uma formação profissional mais abrangente.

Como escolher a modalidade da graduação?

Após conferir o tópico anterior, você tem uma boa base para tomar a melhor decisão de aprendizado. No entanto, é sempre bom reforçar a importância de considerar fatores individuais.

Por exemplo, se você tem uma rotina corrida e deseja flexibilidade para fazer um curso superior, a melhor escolha pode ser a modalidade EAD. Já se você acha necessário frequentar a instituição de ensino diariamente para absorver as matérias e cumprir prazos acadêmicos, a alternativa presencial é mais a sua cara. Além disso, existe a opção semipresencial, que mescla as vantagens das duas opções, com parte das aulas online e encontros presenciais periódicos.

Como visto, a faculdade presencial oferece uma gama abrangente de benefícios que vão desde a interação pessoal e o aprendizado personalizado até o desenvolvimento de habilidades sociais e o acesso a recursos físicos no campus. A combinação desses fatores contribui para uma experiência educacional gratificante, preparando o aluno para a vida em geral.

Está faltando pouco para você escolher a alternativa de aprendizado mais adequada? Então, conheça os diferenciais do Ensino Presencial da Anhembi Morumbi.

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.