ead de qualidade

EAD de qualidade: aprenda a avaliar instituições de ensino

O EAD de qualidade cresceu muito nos últimos anos. Podemos até mesmo dizer que a educação a distância é a preferência dos estudantes brasileiros: de acordo com o Censo da Educação Superior 2021, o número de matrículas em faculdades EAD aumentou de 421,6 mil, em 2011, para 2,5 milhões, em 2021 (Gráfico 6).

Além disso, os dados mostram que o percentual de inscritos em cursos EAD foi maior do que o de graduações presenciais pelo segundo ano consecutivo. Atualmente, a educação digital já corresponde a 63% da oferta de ensino superior do país. Muita coisa, não é?

Esse crescimento tem muito a ver com as vantagens do ensino a distância, como a flexibilidade na rotina de estudos e o menor custo financeiro. No entanto, muitos estudantes ainda se sentem inseguros em relação a essa modalidade.

Por isso, vamos explicar como acertar na escolha do melhor EAD para garantir uma formação de qualidade. Continue a leitura!

EAD tem qualidade?

Em primeiro lugar, o crescimento na oferta e no número de matrículas dessa modalidade de ensino já é um indício de que os cursos garantem uma boa formação. Afinal, se não fosse assim, o mercado estaria rejeitando os profissionais formados pelo EAD e não haveria tanta procura.

O que acontece é justamente o contrário: cada vez mais, as inseguranças em relação ao ensino digital se desfazem. Sabemos que é possível ter um excelente rendimento e aprendizado por meio de recursos digitais, desde que haja excelência pedagógica e de infraestrutura por trás.

Por isso, a resposta para a pergunta é: sim! O EAD tem qualidade se for bem planejado e implementado de acordo com as melhores práticas educacionais, exatamente como ocorre nos cursos presenciais. 

Em qualquer modalidade de ensino, a qualidade de formação depende da instituição, da estrutura do curso e da forma como ele é ministrado. Por isso, pesquisar sobre as características do curso e do local é crucial para obter um ensino tanto presencial quanto EAD de qualidade.

Além disso, vale destacar que o sucesso de uma formação EAD também depende da disciplina, organização e comprometimento do aluno para evitar a procrastinação. Embora isso também seja necessário nos cursos presenciais, no ensino digital é ainda mais relevante, já que boa parte do aprendizado depende do empenho do estudante.

O funcionamento do EAD

A graduação a distância tem a mesma estrutura do que o curso presencial equivalente. Isso porque as duas modalidades são igualmente reguladas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), além de seguirem as mesmas diretrizes curriculares.

Isso significa que, se o curso presencial de Recursos Humanos tem duração de 2 anos, o digital também terá, assim como seguirá a mesma matriz curricular. O que muda no funcionamento do EAD é que o processo de formação se dá por meio de recursos digitais.

Ao fazer a matrícula, você tem acesso a um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), no qual encontra tudo o que precisa para os estudos:

  • videoaulas;
  • videoconferências;
  • livros digitais;
  • exercícios;
  • fóruns de discussão;
  • bibliotecas;
  • materiais interativos;
  • textos complementares;
  • chats para tirar dúvidas etc.

Como tudo se dá por meio virtual, na maioria das vezes não é necessário seguir horários e dias pré-determinados de aulas, pois há um calendário com datas-limite para ver os materiais e entregar as tarefas. Porém, há situações em que os professores podem optar por agendar aulas síncronas com os estudantes, cujas datas e horários são combinados com antecedência e os conteúdos disponibilizados no ambiente virtual posteriormente para os que não puderam participar no dia.

A avaliação dos discentes se dá por meio das atividades online, das provas presenciais e por meio de trabalhos e projetos interdisciplinares. Alguns cursos EAD podem ainda exigir a realização de estágios ou atividades práticas presenciais. 

Além disso, a frequência é contabilizada pelo engajamento com os materiais. Por exemplo, pode ser exigido que você veja pelo menos 80% das videoaulas e realize 75% das atividades propostas. 

A relação do EAD com a empregabilidade

Outra forma de medir a qualidade de uma formação é verificar se os alunos recém-formados conseguem boas colocações no mercado de trabalho. E a resposta é: os cursos digitais proporcionam a mesma taxa de empregabilidade que os presenciais.

Uma pesquisa realizada entre 2020 e 2021 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em parceria com o Instituto Semesp, mostra que cerca de 69% dos alunos formados no ensino superior estão empregados em até 1 ano após a conclusão do curso, independentemente da modalidade.

No entanto, é importante ressaltar que a empregabilidade pode variar de acordo com a reputação da instituição de ensino e as demandas do mercado de trabalho. Nesse ponto, obter uma formação EAD de qualidade é fundamental.

Isso porque uma boa graduação é aquela que não apenas fornece os conhecimentos teóricos e técnicos de uma área, mas também promove o desenvolvimento de um bom perfil profissional. Isso se dá por meio de atividades extracurriculares, iniciativas de incentivo à empregabilidade e orientação de carreira.

A regulação de qualidade no EAD

Como dissemos, a educação a distância é regulada pelo MEC. Assim como nos cursos presenciais, é esse órgão que autoriza (ou não) o funcionamento de uma universidade e a abertura de uma graduação.

A regulamentação do EAD no Brasil foi estabelecida por meio da Portaria nº 2.253/2001, que define as normas para a oferta de cursos a distância. Entre as principais exigências estabelecidas pela Portaria estão:

  • os cursos EAD devem ter a mesma validade dos cursos presenciais, sendo reconhecidos pelo MEC;
  • os professores e tutores devem possuir formação compatível com a área de atuação;
  • os cursos devem ter um projeto pedagógico específico para a modalidade a distância;
  • os materiais didáticos e recursos tecnológicos utilizados devem ser adequados para a educação digital;
  • os alunos devem ter acesso a serviços de suporte técnico, tutoria e orientação acadêmica.

Além disso, o MEC conduz fiscalizações regulares para avaliar o oferecimento do curso e, se necessário, descredenciar a instituição de ensino. Nessas avaliações, os auditores verificam se todos os requisitos de qualidade são atendidos e, com base nisso, atribuem notas para o curso e a universidade.

A pontuação vai de 1 a 5, sendo:

  • 1 e 2 — é necessário realizar revisão para permanecer em funcionamento;
  • 3 — ensino satisfatório, que atende a todas as exigências;
  • 4 e 5 — formação de excelência, que deve ser vista como referência no ensino superior.

Os principais indicadores são o Conceito Institucional (CI-EAD), o Enade e o Índice Geral de Curso (IGC). E olha só: a Universidade Anhembi Morumbi tem somente notas de excelência! Nas últimas avaliações, tivemos resultado 4, tanto no CI-EAD como no IGC.

A validade do diploma

Como a modalidade é regulamentada, o aluno graduado tem a sua formação aceita em todo o território nacional. Desse modo, o diploma tem exatamente a mesma validade que os de cursos presenciais, desde que a faculdade seja reconhecida pelo MEC.

Quais são as principais vantagens da educação digital?

Agora que você já sabe que a graduação EAD vale a pena, se for feita em uma boa instituição de ensino, veja só alguns dos principais motivos por que ela não para de crescer no Brasil!

Flexibilidade de horários

Como você viu, é possível acessar o conteúdo do curso a qualquer hora e lugar, desde que tenha acesso à internet. Isso permite conciliar os estudos com outras atividades e organizar melhor a rotina, de acordo com as suas necessidades e preferências.

Economia de tempo e dinheiro

A EAD elimina a necessidade de deslocamento até a instituição de ensino, o que pode representar uma grande economia de tempo. Sem contar que, assim, também há menos custos com transporte e alimentação fora de casa.

Aprendizagem personalizada

A educação a distância permite avançar no curso no seu próprio ritmo. Você consegue rever os materiais quantas vezes quiser e explorar recursos educacionais multimodais, como vídeos, jogos, podcasts e atividades interativas.

Eliminação de barreiras geográficas

Por meio dos recursos digitais, é possível acessar cursos de instituições de ensino a partir de outras regiões ou países. Desse modo, a EAD permite que o aluno amplie as oportunidades de aprendizado e tenha acesso a um ensino superior de qualidade, mesmo que não haja uma universidade na sua cidade.

Desenvolvimento de habilidades

A educação a distância também se destaca por proporcionar o aperfeiçoamento de competências socioemocionais importantes para a vida acadêmica, profissional e até pessoal. Uma delas é a autodisciplina, necessária para manter o ritmo de estudos em dia, mesmo sem listas de presença, ou a observação direta dos professores.

No mesmo sentido, o EAD proporciona o desenvolvimento de mais organização e gestão de tempo. Além disso, ele também contribui com as habilidades tecnológicas, já que os alunos precisam se familiarizar com o uso de recursos digitais, ferramentas de comunicação online e softwares de edição de texto e imagem.

Redução de papel e de deslocamento

Por fim, a educação a distância pode ser considerada uma opção mais sustentável do ponto de vista ambiental, já que reduz a necessidade de deslocamento de pessoas (e, consequentemente, de queima de combustível), além de diminuir o uso de materiais impressos e outros insumos.

Como escolher uma faculdade EAD de qualidade?

Já se convenceu de que a modalidade de educação a distância é uma boa opção? Então, tenha atenção às seguintes dicas para o melhor EAD!

Veja a situação da universidade junto ao MEC

Já falamos sobre a importância do credenciamento ao órgão para a qualidade da formação, não é? Pois bem, é muito fácil consultar isso: basta acessar o portal e-Mec e utilizar a aba de Consulta Avançada.

Por lá, você conseguirá ver se a universidade está ativa e regular junto ao MEC, além de ter acesso às notas nos indicadores de qualidade.

Avalie a qualidade do corpo docente

Verifique a formação acadêmica e a experiência dos professores que ministram o curso. Para isso, você pode consultar a plataforma Lattes, que tem todos os currículos acadêmicos de docentes brasileiros. Ali, você pode buscar os nomes dos professores da instituição desejada e conferir sua trajetória profissional e produção científica.

Verifique a qualidade da plataforma de ensino

O ambiente virtual de aprendizagem é essencial para o EAD, então, verifique se a instituição possui uma boa infraestrutura digital. A plataforma deve ter uma boa usabilidade, interface intuitiva e todos os recursos e ferramentas para o dia a dia de estudos.

Veja quais são as iniciativas extracurriculares

Por fim, lembre-se de que a formação vai muito além de aulas e exercícios! Uma boa instituição de ensino tem diversas ações de desenvolvimento profissional e pessoal, como atividades de extensão, programas de internacionalização, centros de carreira e muito mais. 

Por que contar com a Universidade Anhembi Morumbi?

Depois de pesquisar todos os pontos que citamos no último tópico, você vai ver que a Anhembi Morumbi é a melhor escolha! Nossa educação a distância se destaca no Brasil como uma das mais eficazes e bem-estruturadas. Veja só alguns dos motivos para estudar com a gente:

  • inovação e tecnologia — a Anhembi EAD oferece tecnologia de ponta em suas metodologias de ensino e recursos educacionais, proporcionando uma experiência de aprendizagem interativa e atualizada;
  • qualidade acadêmica — todos os nossos cursos a distância são reconhecidos pelo MEC e ministrados por professores qualificados e experientes no mercado de trabalho;
  • variedade do catálogo — a Anhembi tem diversas opções de cursos de graduação, pós-graduação, livres e de extensão. Certamente, você encontrará a sua formação ideal aqui;
  • aprendizagem dinâmica — nós incentivamos a participação em fóruns de discussão, grupos de estudos e atividades em grupo para promover a interação entre os alunos e a troca de conhecimentos;
  • suporte ao aluno — a Anhembi proporciona todo o suporte acadêmico e tecnológico que você precisa para ter uma ótima formação, incluindo tutoria, atendimento ao estudante e apoio técnico;
  • polos por todo o Brasil — por fim, temos unidades de apoio presencial em diversos municípios do território nacional. Então, é fácil achar uma Anhembi perto de você.

Como você viu, a melhor forma de garantir uma formação superior EAD de qualidade é contar com uma instituição de ensino inovadora e que seja referência no mercado. Por isso, escolha a Anhembi Morumbi e invista na carreira com uma formação de excelência!

Veja nossas opções de graduação EAD e escolha a sua!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.