Conheça o curso de pós-graduação em Direito Digital da Anhembi Morumbi!

Já ouviu falar em Direito Digital? Essa é a área voltada para a defesa da harmonia social nas relações e interações que ocorrem no meio virtual. Ou seja, as legislações do mundo online, assim como as infrações.

Com o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas e a imersão no mundo virtual, a necessidade de voltar a atenção para os crimes que ocorrem de forma online aumentou. Fraudes, vazamento de dados, ataques cibernéticos, entre outros problemas que ocorrem em sites, aplicativos e redes sociais, também podem ser penalizados por lei.

Não é à toa que o Direito Digital se tornou uma possibilidade de especialização para os profissionais graduados. Neste post, vamos mostrar as principais características dessa pós-graduação e as vantagens de seguir carreira nesse segmento. Acompanhe!

O que é Direito Digital?

Como visto, essa é uma área que surgiu a partir das novas demandas sociais. Quanto mais a transformação digital se desenvolveu na sociedade, maiores foram as necessidades de criação e fiscalização das leis voltadas para o meio tecnológico.

Um exemplo disso é o Marco Civil da Internet (Lei n° 12.965/2014), que define as principais regras para o uso das redes de computadores no Brasil. O objetivo é garantir os direitos dos consumidores, estabelecer os deveres das operadoras e firmar as obrigações relacionadas à segurança e à privacidade dos usuários.

Por causa dessa lei, as operadoras de conexão, atualmente, só podem cobrar pela velocidade dos serviços contratados, mas não pelo tipo de uso das redes de dados. O mesmo vale para a liberdade de expressão nos meios digitais, retirando a responsabilidade dos provedores de internet do comportamento das pessoas nesses espaços.

No entanto, apesar de haver essa proibição à censura no ambiente virtual, há também a necessidade de proteção das informações sensíveis. Nesse caso, foi criada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), inspirada na legislação europeia Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).

Ela garante que clientes, empresas, terceirizados e demais usuários da internet tenham os dados protegidos, com riscos de altas multas e penalidades.

Além dessas leis, existem diversas outras legislações vigentes que podem ser citadas — como a Lei Carolina Dieckmann (Lei nº 12.737/2012) — como exemplo da aplicação do Direito Digital na sociedade.

O que é o curso de pós-graduação em Direito Digital?

Essa especialização tem como objetivo aplicar as diretrizes do Direito também no âmbito digital. Sendo assim, lida com as questões jurídicas associadas às tecnologias e às instituições.

O curso de pós-graduação em Direito Digital apresenta disciplinas que aprofundam os conhecimentos em Direitos Humanos, Comunicação, Ações Constitucionais e muitos outros conteúdos legislativos e jurídicos.

Além disso, introduz e orienta sobre tecnologia, com matérias que ajudam a compreender as relações no ambiente virtual, assim como as Teorias do Direito Digital.

Para isso, conta com uma grade curricular composta por disciplinas, como:

  • Arquitetura da Informação para Comunicação Digital;
  • Governança e Controle em Tecnologia da Informação;
  • Tutela Penal do Meio Ambiente Digital;
  • Direito e Internet;
  • Análise e Gerenciamento de Risco;
  • Propriedade Intelectual e as Telecomunicações, entre outras.

Para quem é indicado?

O curso é direcionado para profissionais que já se formaram em Direito e áreas correlatas. Inclusive, é uma excelente especialização para quem tem afinidade com temas relacionados à tecnologia e gostaria de aprender mais sobre o assunto.

Essa pós ajuda a analisar as relações sociais vividas por intermédio dos recursos digitais. Assim, é uma oportunidade de se aprofundar nesse objeto de estudo sob o ponto de vista jurídico.

Como é o mercado de trabalho na área?

Vale ressaltar que o nicho de Direito Digital ainda é bastante recente. No entanto, isso não significa que não exista uma demanda de profissionais especializados. Muito pelo contrário! Essa é uma área que pode ser considerada como profissão do futuro.

Como o segmento tecnológico se desenvolve rapidamente, torna-se cada vez mais necessária a atuação de especialistas para os casos digitais. Desse modo, é possível esperar ótimas oportunidades de emprego e crescimento de carreira nesse setor.

Não é à toa que a média salarial para pós-graduados, no início da jornada profissional, gira em torno de R$4.500,00.

Quais as vantagens da pós-graduação em Direito Digital?

Ainda está em dúvida se deve ou não estudar Direito Digital? Então, confira algumas vantagens de seguir carreira nesse nicho!

Oportunidade de destaque

Como essa é uma área que ainda está se formando, os profissionais especializados têm a possibilidade de serem pioneiros no desenvolvimento de leis e na aplicação dessas legislações digitais no país.

Dessa forma, as chances de ter o trabalho em destaque aumentam, com probabilidade de receber mais reconhecimento profissional. Consequentemente, isso garante um currículo mais atraente e oportunidades de melhores remunerações.

Área do futuro

Profissões que se relacionam com o desenvolvimento tecnológico recebem mais visibilidade no mercado atual. Afinal, esse é um segmento que não para de crescer e promete grandes inovações para os próximos anos.

Investir em uma profissão que tem bastante perspectiva para o futuro é uma maneira de garantir mais segurança e desenvolvimento ao longo da carreira. Sem mencionar que apostar nas tendências permite acesso a melhores oportunidades de emprego e salários.

Demanda de profissionais

Um mercado que procura pessoas qualificadas para atuar em determinado nicho oferece ótimos benefícios aos profissionais. Afinal, como há uma alta procura, mas ainda poucos especialistas formados, é possível conquistar um espaço de maior relevância dentro dessa área, e maiores vantagens de carreira.

Como ingressar na pós-graduação em Direito Digital?

Gostou da ideia de fazer uma pós em Direito Digital? Então, saiba o que precisa para ingressar no curso.

Para começar, é importante ter um diploma de graduação em Direito ou áreas correlatas. Em seguida, basta encontrar uma instituição de ensino de confiança, reunir os documentos necessários e se inscrever.

Como você viu, a especialização em Direito Digital é uma ótima oportunidade para ir em busca do desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, é uma área que recebe mais atenção na atualidade, sendo uma excelente chance de se destacar e conquistar o sucesso na carreira.

Tem interesse em investir nesse curso? Então, confira mais detalhes sobre a pós-graduação em Direito Digital da Anhembi Morumbi e se inscreva!

Você pode fazer sua pós-graduação!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.