design de animação

Conheça mais sobre a carreira de designer de animação

Já pensou em trabalhar com desenhos e computação gráfica? Se sim, vale muito a pena, então, considerar a carreira em Design de Animação. Essa é uma área que desperta o interesse de pessoas criativas e que têm interesse em produções artísticas.

Outro ponto que chama a atenção de novos profissionais é o mercado de trabalho, repleto de áreas para atuar. Por exemplo, na criação de jogos, no setor publicitário, na produção de filmes e desenhos, no desenvolvimento de softwares e aplicativos, entre vários outros espaços.

Gostou da ideia? Então, acompanhe este post e saiba o que esperar da carreira de designer de animação e qual curso pode ajudar a construir uma trajetória profissional de sucesso nesse segmento!

O que é Design de Animação?

Para entender melhor como é a carreira de um designer de animação, é preciso, primeiro, compreender essa área. Inclusive, você já deve conhecer o trabalho desse profissional, mesmo que não tenha se dado conta.

Pense em um desenho que você assistiu durante a infância. Por trás da produção dessa obra, certamente, um designer de animação estava presente. Quer outro exemplo? Então, imagine que você entrou em um site e encontrou um GIF bem elaborado ou um vídeo animado para apresentar uma marca. Essa também é mais uma das atividades que esse profissional pode desempenhar.

Basicamente, Design de Animação é o nome dado ao trabalho de criar sequências de imagens digitais ou vídeos, utilizando desenhos e gráficos 2D e 3D. Essa é uma atuação audiovisual muito importante, que está por trás de várias produções, como anúncios publicitários, cinema, ilustrações digitais etc.

É por esse motivo que garantimos que, em algum momento de sua vida, você tenha se deparado com o trabalho de um designer de animação. Inclusive, algumas obras podem, até mesmo, ter inspirado novos alunos a se interessarem por uma carreira na área.

É isso o que aconteceu com você? Então, é hora de entender como uma graduação pode ajudar nessa missão!

Como é o curso de Design de Animação?

O curso de Design de Animação é um bacharelado, com duração de, no mínimo, quatro anos. Ao longo dessa graduação, os alunos terão a oportunidade de desenvolver conhecimentos e habilidades relacionadas à criação de ilustrações e animações digitais, integrando essas produções com conteúdos audiovisuais.

Criação de storyboards, roteirização, modelagem, renderização, efeitos especiais, construção de cenários, ilustração em 2D e em 3D: esses são alguns dos conteúdos que você pode esperar durante o curso superior em Design de Animação.

Essa é uma graduação muito dinâmica e que vai ajudar a explorar bastante a sua criatividade. Até o fim do curso, é possível ter um ótimo desenvolvimento de habilidades com design gráfico e produção audiovisual. Além disso, é possível conhecer melhor o seu estilo de desenho, participar de projetos inspiradores e contar com uma ótima preparação para entrar no mercado de trabalho.

Outra vantagem é que existem diversas modalidades de curso de Design de Animação. Além de ser possível estudar presencialmente, há a possibilidade do EAD, que oferece mais flexibilidade e a oportunidade de estudar onde você estiver.

Qual é a grade curricular?

Quer saber ainda mais sobre os conteúdos que você vai ter contato ao longo do curso de Design de Animação? A seguir, confira algumas das disciplinas obrigatórias dessa graduação:

  • História e Princípios da Animação;
  • Estética e História da Arte;
  • Fundamentos do Design;
  • Animação Clássica;
  • Desenho de Observação;
  • Ergonomia Visual;
  • Ilustração Digital;
  • Design de Som;
  • Animação 3D;
  • Stop Motion;
  • Motion Graphics;
  • Direção de Arte, entre outras.

Qual é o perfil do aluno de Design de Animação?

Mas será que você tem o perfil do aluno de Design de Animação? Descubra, agora mesmo! Esse é um curso muito interessante para os estudantes que querem fugir de conteúdos matemáticos, como Cálculo e Lógica Básica. Assim, se você se identifica mais com o eixo das Humanas, já está dando um ótimo passo ao considerar essa graduação.

Como foi possível perceber, durante a graduação, os alunos têm muito contato com matérias criativas e participam de vários projetos de produção gráfica. Desse modo, apresentar habilidades com desenho, vontade de inovar e interesse por obras audiovisuais é fundamental.

Gostar de assuntos socioculturais é superimportante também. Afinal, um designer de animação trabalha com atividades artísticas, que, muitas vezes, apresentam um retrato da realidade, ainda que feito de forma animada. Sendo assim, a iniciativa e o desejo de documentar fatos também são importantes para um aluno desse curso.

Quais são as possibilidades do mercado?

Você se identificou com as principais características de um aluno de Design de Animação? Então, descubra também com o que trabalhar ao seguir essa profissão!

Cinema

Uma das atuações mais atraentes no ramo da animação é a do cinema. A produção de filmes, séries e desenhos animados tem atraído cada vez mais profissionais especializados e oferecido bons retornos. Inclusive, o Brasil está começando a se destacar ainda mais nesse segmento, conquistando um espaço no mercado internacional.

Publicidade

Agências de Marketing e Publicidade contam com o trabalho de profissionais especializados em animação. Nesse setor, o designer trabalha com a atração do público, criando conteúdos audiovisuais que ajudam na promoção de uma marca ou de uma ideia.

Design digital

O segmento do design digital também se destaca para profissionais da animação. Participar do desenvolvimento da parte visual de páginas da web e de vários outros programas virtuais, trabalhando em torno da interface, é outra oportunidade nesse mercado.

Jogos

O mercado dos jogos é outro que apresenta um grande crescimento, o que é uma ótima vantagem para os profissionais da animação. O trabalho de designers é fundamental para diversas etapas do desenvolvimento de games digitais para computador, dispositivos móveis ou consoles.

Produção gráfica em 3D

A modelagem em 3D também é importante para diversas áreas do mercado, como a construção civil, a tecnologia da informação, a indústria automotiva, a educação, entre várias outras. É por isso que essa é outra possibilidade de atuação para designers de animação.

Qual é a média salarial dessa área?

A média salarial de um profissional dessa área gira em torno de R$2.539,00. No entanto, como você viu, existem nichos de atuação variados. Isso interfere também na remuneração do designer.

Sendo assim, é possível ter acesso a salários ainda maiores, de acordo com a vaga e as atividades desempenhadas. Ter diferenciais de carreira, como curso superior, experiência no mercado e conhecimentos extras, também contribui para uma maior remuneração.

E então, a carreira em Design de Animação é para você? Deu para notar que essa é uma opção muito interessante, tendo em vista a versatilidade e as diferentes áreas em que se pode trabalhar? Por esse motivo, apostar em um curso superior vai fazer toda a diferença para se destacar no mercado e aproveitar ainda mais as oportunidades de emprego desse segmento.

Quer começar a investir na carreira? Conheça, então, o curso de Design de Animação da Anhembi Morumbi e dê os primeiros passos para o sucesso profissional!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.