C-Level

O que é C-Level? Saiba quais as características

No topo da hierarquia das empresas, estão profissionais que ocupam cargos de C-Level. Conhecer as responsabilidades e a rotina desses líderes que estão no alto escalão executivo pode ajudar aspirantes a entender as habilidades necessárias para uma carreira de sucesso.

Se você está procurando aprender mais sobre cargos C-Level, veio ao lugar certo. Neste conteúdo, vamos explicar quais são os tipos mais comuns nas empresas e suas atribuições. Além disso, você vai receber dicas de como se tornar um profissional desse nível.

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O que é C-Level?

É o nível mais alto de executivos na hierarquia de uma empresa. Esses líderes recebem a denominação em inglês “C-Level” porque os cargos que eles assumem começam com a letra “C” de “Chief” (Chefe ou Diretor, em português). Um bom exemplo é o Diretor Executivo, que também é conhecido como Chief Executive Officer (CEO).

Gerentes e diretores que assumem cargos de “C-Level” são alguns dos membros mais influentes de uma empresa e, por consequência, aqueles que recebem os salários mais altos. A rotina desses líderes envolve uma grande carga de trabalho e tomada de decisões de alto risco. Não à toa, em muitos casos, são os donos e sócios que ocupam essas posições.

Quais são os cargos C-Level?

Dependendo da empresa, existem cargos de nível C combinados ou divididos para melhor representar e atender às necessidades da companhia. Em cada área, você também vai encontrar um executivo de alto escalão (existe um C-Level na área comercial, outro na área de marketing, e assim por diante). A seguir, veja uma lista dos mais comuns.

Diretor Executivo (Chief Executive Officer — CEO)

Cargo corporativo de mais alto nível, o CEO atua como o rosto da empresa. É o responsável por supervisioná-la e consultar outros membros do alto escalão para obter conselhos sobre decisões importantes.

Os CEOs podem vir de qualquer área, desde que tenham cultivado habilidades substanciais de liderança e tomada de decisão ao longo de sua carreira.

Diretor Financeiro (Chief Financial Officer — CFO)

Esse é o mais alto cargo executivo para analistas financeiros e contadores. As principais habilidades que os CFOs devem ter envolvem gerenciamento de portfólio, contabilidade, pesquisa de investimentos e análise financeira.

Diretor de Informação (Chief Information Officer — CIO)

É o líder de Tecnologia da Informação. O CIO costuma começar como analista de negócios e, enquanto trabalha para alcançar o cargo de C-Level, desenvolve habilidades de programação e gerenciamento de projetos. Em muitos casos, é o braço direito do CEO.

Os diretores de informação são qualificados para aplicar essas habilidades à estratégia de negócios, ao gerenciamento de risco e às atividades financeiras da empresa.

Diretor de Operações (Chief Operating Officer — COO)

É responsabilidade deste executivo garantir que os processos diários de uma corporação ocorram de forma fluída e organizada. É o Diretor de Operações que também fica encarregado pela concretização dos planejamentos da empresa, o que faz desse profissional o braço direito do CEO.

São outras funções importantes dessa função: a supervisão do trabalho realizado por outros executivos, o auxílio na criação de políticas que promovam a cultura organizacional e o gerenciamento do relacionamento com fornecedores e parceiros estratégicos.

Diretor de Marketing (Chief Marketing Officer — CMO)

É o cargo mais alto para funções de vendas ou marketing dentro das companhias. O Diretor de Marketing é um executivo que deve ser hábil em gerenciar inovações sociais e iniciativas para o desenvolvimento de produtos em empreendimentos físicos e virtuais.

Quais são as características do profissional C-Level?

Cada executivo de alto escalão deve ser um especialista. Por exemplo, um Diretor de Marketing necessita estar por dentro das estratégias de mercado, enquanto um Diretor Financeiro precisa ter um conhecimento profundo em finanças e contabilidade.

Mas não para por aí. Todos os profissionais que ocupam cargos C-Level têm algo em comum: habilidades de liderança para conduzir as decisões de uma empresa.

Isso significa que há uma série de características valorizadas em profissionais C-Level, independentemente do segmento de atuação. São elas:

  • capacidade de motivar, inspirar e alinhar toda a equipe em torno de um objetivo comum;
  • inteligência emocional para reconhecer, entender e gerenciar efetivamente o próprio estado emocional;
  • envolvimento interpessoal e capacidade de lidar com o estado emocional do outro;
  • visão estratégica, sempre equilibrando prudência e praticidade;
  • habilidade de gerir diversidades, concentrando-se nos recursos disponíveis e nas possibilidades;
  • capacidade de trabalhar em equipe e de maneira humanizada.

Qual é o papel na gestão?

Um profissional C-Level tem uma gama de responsabilidades na gestão de uma empresa e deve estar preparado para adquirir novas habilidades que o permitam atender às crescentes demandas da posição que ocupa. Entre as mais comuns, estão:

  • colaborar com outros líderes executivos para tomar decisões importantes;
  • liderar a equipe e fornecer feedback aos gerentes;
  • revisar o desempenho do time e criar novos planos para a produção;
  • organizar reuniões para discutir preocupações, planos e tendências;
  • revisar propostas de administradores.

As responsabilidades diárias de um executivo C-Level variam dependendo da posição. Por exemplo, o CIO trabalha diretamente com os profissionais de TI para garantir que todos os projetos relacionados à área beneficiem o negócio. Enquanto o CFO acompanha o fluxo de caixa e cria planos para as finanças futuras da empresa.

Como se tornar um profissional C-Level?

Não há um único caminho para ser um executivo de alto escalão. O que existem são fatores que o capacitam a ocupar cargos com essa relevância. Se você tem a pretensão de se tornar um profissional C-Level, confira as dicas a seguir e descubra como desenvolver um perfil profissional adequado para esse tipo de posição.

Obtenha um diploma de ensino superior

A menos que você comece um negócio próprio e se nomeie CEO, é necessário ter ao menos um diploma de graduação para se tornar executivo C-Level. Os cursos de Administração e de Administração de Empresas estão entre os mais indicados, porque ambos preparam os estudantes para ocupar cargos de liderança no mercado de trabalho.

Realize uma pós-graduação

Após concluir o curso superior, é recomendável que o profissional aspirante a um cargo de C-Level continue os estudos em uma pós-graduação. Há a possibilidade de obter um mestrado ou diploma de especialização de MBA.

Independentemente da opção, siga se especializando e agregando qualificações ao currículo. Isso agregará valor à construção da sua carreira.

Busque experiências de trabalho

Um profissional recém-formado precisa ocupar cargos iniciantes e subir na hierarquia da empresa antes de assumir uma posição de líder do alto escalão executivo. Isso acontece porque não basta uma boa formação profissional para ser um C-Level: grandes executivos também acumulam anos de experiência em suas respectivas áreas.

É preciso começar de baixo. Não se envergonhe em iniciar como um estagiário ou atuando em cargos menores da hierarquia das empresas, pois desempenhar essas funções poderá fazer de você um líder de sucesso no futuro.

Como vimos, os cargos C-Level consistem em funções executivas de alto escalão, que exigem qualificação e capacitação. Se você deseja se tornar um executivo dessa área e quer dar continuidade aos estudos, busque uma instituição de confiança, como a Anhembi Morumbi.

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