apps de estudos

Conheça 7 apps de estudos e organize sua rotina de aprendizado

Estudar com o smartphone ao lado pode ser um convite à procrastinação. Mas e se dissermos que o celular é um grande aliado dos estudos, se for bem utilizado? É isso mesmo! Existem muitos apps de estudos que são excelentes na preparação para os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Assim, em vez de distrações, os dispositivos eletrônicos podem ser ótimas ferramentas para melhorar a concentração, a organização e a produtividade. E esses três aspectos fazem toda a diferença na conquista de um bom resultado, concorda? Então, continue a leitura e confira 7 opções de apps!

1. Trello

O Trello está entre as ferramentas de gerenciamento de projetos mais conhecidas. E a preparação para o vestibular pode — e deve — ser encarada como um projeto pessoal, concorda? Então, esse é um dos aplicativos para organizar estudos que mais serão úteis na sua rotina.

A ferramenta tem um visual inspirado no modelo kanban, com quadros e cartões para gerenciar melhor as tarefas. Você pode, por exemplo, criar um quadro para cada matéria. Dentro dele, é possível inserir listas, montar um cronogramas de estudos, acompanhar métricas de produtividade, visualizar calendários e muito mais.

Disponível para Android e iOS, mas também pode ser usado no desktop.

2. Evernote

Depois de organizar os tópicos de estudo com o Trello, que tal usar o Evernote para concentrar todas as suas anotações? Essa ferramenta funciona como um fichário virtual, em que você cria cadernos e, dentro deles, notas diversas.

Com todas as opções de formatação que você precisa para deixar as anotações bem organizadas, o Evernote ainda tem a vantagem de otimizar bastante a produtividade e a gestão de tempo. Afinal, digitar é muito mais rápido do que escrever, o que significa economizar preciosos minutos na rotina de estudos. 

Além disso, é possível buscar a nota que procura com muita facilidade, colar vídeos e fotos da internet, integrar PDFs, entre outros recursos. Tudo isso na nuvem, ou seja, com toda a segurança de não perder nenhuma anotação importante e a comodidade de acessar os cadernos de qualquer lugar.

Disponível para Android e iOS, mas também pode ser usado no desktop.

3. Forest

Agora, se o problema é manter a concentração nos estudos, o Forest é uma boa opção! Trata-se de um aplicativo de estudo e produtividade que fica entre os mais utilizados no mundo. O objetivo é ajudar o usuário a se manter longe do celular enquanto realiza alguma tarefa, como estudar.

Para isso, o app se vale de uma dinâmica gamificada: o objetivo do jogo é cultivar uma floresta. Cada vez que o usuário vai realizar alguma tarefa, ele programa um temporizador no Forest — por exemplo, 40 minutos. Durante esse período, uma muda de árvore vai se desenvolver na tela do app, mas para isso, é preciso deixá-lo em primeiro plano.

Isso significa que se você cair na tentação de mexer no celular e sair da tela do temporizador, a plantinha que estava crescendo vai murchar. Agora, se conseguir manter o foco nos estudos e se manter longe do smartphone pelo tempo estipulado, a árvore vai crescer.

Conforme for cumprindo as metas, o app desbloqueia novas espécies de árvores e, aos poucos, você verá a floresta ficar mais cheia. Legal, não é? Assim, o app ajuda a despertar um senso de disciplina e a construir o hábito de se concentrar nas suas atividades sem mexer no celular.

E o melhor é que o Forest planta árvores de verdade por meio de uma parceria com a ONG Trees for the Future, contribuindo com o meio ambiente.

Disponível para Android e iOS.

4. Focus To-Do

Assim como o Forest, a principal funcionalidade do Focus To-Do é o temporizador. O app tem por base a técnica Pomodoro, muito útil para potencializar os estudos. Ela consiste em trabalhar ou estudar com o máximo de foco durante um período, que é tradicionalmente de 25 minutos, e descansar brevemente em seguida.

Além disso, o app combina o contador Pomodoro com um gerenciador de tarefas repleto de recursos, como lembretes, notas, checklists, definição de prioridades, entre outras funcionalidades que contribuem com a organização e a motivação nos estudos.

Disponível para Android e iOS.

5. Canva

Para criar materiais de estudo, o Canva é uma boa pedida. Essa é uma das ferramentas de design online mais utilizadas, devido aos recursos bastante práticos e intuitivos. Com ela, você pode criar slides, mapas mentais, apresentações, cartazes e muito mais.

A grande vantagem do Canva é que você não precisa ter nenhum conhecimento de design para criar páginas com layout bonito e funcional. Para quem se lembra melhor de informações visuais, essa é uma ótima forma de otimizar o rendimento nos estudos.

Disponível para Android e iOS, mas também pode ser usado no desktop.

6. RevisApp

Se você já está na fase final de preparação para os vestibulares e quer se dedicar à revisão dos conteúdos, o RevisApp vai entrar na sua lista de apps para estudos preferidos. Ele tem conteúdos organizados, diretos e resumidos sobre as principais matérias cobradas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Os temas são classificados por disciplinas que, por sua vez, ficam organizadas de acordo com a separação de áreas de conhecimento do Enem — Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Redação.

O app funciona online e offline, e você pode marcar os conteúdos que já foram revisados, desbloquear conquistas conforme o avanço nas matérias e contar com notificações para não esquecer dos horários de estudos. 

Disponível para Android e iOS.

7. Flipboard

Por fim, o Flipboard é um aplicativo para a organização de notícias. Afinal, ficar por dentro das atualidades do Brasil e do mundo é muito importante para o desempenho no Enem e nos vestibulares. Ser uma pessoa bem-informada ajuda até mesmo a fazer uma redação nota mil, pois você terá mais repertório para desenvolver argumentos sobre assuntos relevantes na sociedade.

Porém, com tanta informação disponível na internet, é difícil saber onde acessar conteúdos de qualidade, não é? Com o Flipboard, essa tarefa fica muito mais fácil: você conta com a curadoria do próprio app com base nos seus interesses.

O aplicativo também prepara resumos com as principais histórias na Edição do Dia, juntando em um único lugar as notícias de diversas fontes conforme as preferências e o histórico de navegação do usuário — incluindo BBC, Revista Galileu, Billboard, Forbes etc.

Disponível para Android e iOS.

Agora que você conhece essas ótimas sugestões de apps de estudos, basta escolher aquelas que mais se adéquam à sua rotina. Assim, você certamente terá um desempenho ainda melhor na preparação para os vestibulares!

O próximo passo é descobrir como criar uma rotina de estudos de sucesso! Além de ler esse nosso outro artigo, que tal conferir algumas dicas no infográfico a seguir?

Como melhorar o rendimento de estudos no EAD

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.