Hard skills e soft skills: o que são e como desenvolvê-las?
Hard skills e soft skills: essas são duas expressões que você vai ouvir com muita frequência quando o assunto é desenvolvimento de carreira. Afinal, tratam-se de diferentes tipos de habilidades que uma pessoa pode apresentar.
Entender a diferença entre essas competências é um passo importante para traçar um planejamento eficiente em busca de um bom crescimento pessoal e profissional. Sendo assim, o que acha de aprender mais sobre o assunto?
Neste post, fique por dentro das principais diferenças entre hard skills e soft skills e veja como trabalhar cada uma delas!
O que são as hard skills?
O termo em inglês quer dizer “habilidades difíceis” em tradução livre. Na prática, trata-se de conhecimentos técnicos obtidos ao longo da vida. São aquelas competências que você costuma adicionar ao currículo e ajudam a traçar o perfil profissional.
Outra forma de descrever esse tipo de habilidade é ter em mente que elas podem ser atestadas com um diploma ou certificado. Quer ver alguns exemplos de hard skills? Dentre elas, podemos citar:
- curso superior;
- especializações;
- fluência em outros idiomas;
- testes de proficiência;
- capacitações.
O que são as soft skills?
Por outro lado, existem alguns conhecimentos e afinidades que não são tão tangíveis assim. Esse é o caso das chamadas soft skills, termo em inglês que significa “habilidades suaves”.
Elas dizem respeito a traços do comportamento e da personalidade, que são capazes de trazer benefícios para o desenvolvimento de uma pessoa. Por conta disso, não são simples de serem comprovadas por meio de um teste.
No entanto, isso não quer dizer que não são avaliadas durante um processo seletivo. Existem diversas técnicas na área de Recursos Humanos que ajudam a analisar competências comportamentais.
Para entender melhor o que são as soft skills, confira alguns exemplos:
- inteligência emocional;
- senso de liderança;
- comunicação;
- visão analítica;
- gestão de conflitos;
- trabalho em equipe;
- ética;
- capacidade de persuasão.
Qual é a importância das hard e das soft skills?
Como visto, as organizações estão frequentemente de olho nas habilidades que os profissionais apresentam, tanto durante o processo de recrutamento e seleção, quanto no dia a dia do ambiente de trabalho.
Aquelas pessoas que conseguem apresentar hard e soft skills úteis para a área de atuação costumam se destacar com mais facilidade e receberem a atenção dos líderes. Não é à toa que são também os profissionais com maiores chances de promoção no trabalho, oportunidades atraentes e ascensão na carreira.
Vale destacar que os profissionais mais capacitados são aqueles que conseguem unir tanto as habilidades técnicas quanto as pessoais. Por conta disso, são esses os mais procurados no mercado de trabalho, tendo em vista que apresentam um maior potencial para atender às expectativas das empresas.
Sendo assim, se o propósito é conseguir um emprego, certifique-se de que as maiores habilidades que você apresenta estejam associadas ao seu perfil. Isto é, lembre-se de descrever no currículo as competências pessoais, conhecimentos técnicos, certificações e objetivos de carreira.
É possível desenvolver soft skills?
Esse tipo de habilidade se volta para aspectos muito mais pessoais, em comparação com as hard skills. Ou seja, não se trata apenas de conhecimentos que podem ser adquiridos por meio de um curso ou de muito estudo.
Isso significa que não é possível desenvolver soft skills? Não! Na verdade, existem diversas maneiras de estimular habilidades pessoais que vão ser importantes para o campo profissional ou qualquer outra área da vida.
Só que, para isso, é necessário ter um olhar mais introspectivo. Trabalhar características da personalidade e do comportamento, apesar de não ser uma tarefa fácil, é totalmente possível e traz retornos consideráveis.
O primeiro passo é entender que as soft skills são habilidades que estarão sempre em aprimoramento. Sendo assim, não adianta pensar em um fim para todo esse trabalho. O que realmente importa é o processo.
Que tal conferir algumas dicas para fortalecer as habilidades pessoais?
Priorize o autoconhecimento
Conhecer mais sobre você é a chave para trabalhar as soft skills. Isso porque é praticamente impossível lidar com uma tarefa a ser feita, quando não se sabe do que ela se trata. Quer um exemplo?
Imagine que um chefe pede para que o funcionário faça uma escultura. Nesse caso, é possível saber o tipo de arte que deve ser realizada, porém, não se tem informações sobre o formato, materiais e ferramentas a serem utilizados.
Quando uma pessoa não se conhece, a situação é semelhante. Por mais que se saiba onde quer chegar, as principais informações para alcançar o objetivo estão em falta.
Desse modo, comece a se desenvolver de dentro para fora. Experimente entender seus principais gostos, afinidades, reações em determinadas situações, dificuldades, entre vários outros aspectos pessoais.
A partir do autoconhecimento, você consegue identificar os pontos fortes e fracos da personalidade. Em seguida, basta encontrar estratégias para seguir melhorando o que é bom e desenvolver o que ainda não atende às suas expectativas.
Ouça mais
Lembra-se de que a comunicação é uma das soft skills mais relevantes? No ambiente profissional, principalmente, ter um bom relacionamento interpessoal é indispensável para conquistar posições relevantes e um crescimento sustentável da carreira.
No entanto, comunicar-se bem não implica apenas em falar. Ser um bom ouvinte faz toda a diferença nas relações com outras pessoas. Por isso, tente escutar mais o que os amigos, familiares e colegas têm a dizer. Com o tempo, você vai perceber que esse exercício é também um ótimo aprendizado.
Peça feedbacks
Já parou para ouvir o que os outros têm a dizer sobre você? Os comentários sobre o desempenho em uma tarefa, as críticas construtivas e os elogios, por exemplo, são ótimas informações sobre pontos fortes e fracos da personalidade de uma pessoa.
Inclusive, quando você tiver dúvida sobre como se saiu em uma atividade, principalmente as mais desafiadoras, não hesite em pedir um feedback. Isso ajuda a encontrar pontos de melhoria e identificar as habilidades mais fortes.
Entretanto, tente ter uma visão crítica sobre esses comentários. Nem sempre o que outras pessoas dizem faz tanto sentido para a realidade em que você vive. Sendo assim, ouça e reflita sobre os feedbacks, absorvendo o que pode ser construtivo para o desenvolvimento pessoal.
Tenha disciplina
Uma habilidade que faz toda a diferença em uma carreira de sucesso é a disciplina. Contudo, lembre-se de que essa soft skill pode ser bastante complexa e não é encontrada com facilidade em muitas pessoas. Por isso, esse pode ser o ponto de destaque no seu perfil profissional.
Uma dica para ter mais disciplina na vida é saber que o importante não é nunca parar de realizar bons feitos. Afinal, nem sempre é possível dar o melhor em uma atividade e não são todos os objetivos que podem ser atingidos dentro do prazo definido.
Por outro lado, o que está ao seu alcance é a possibilidade de retomar de onde parou, sempre que precisar fazer uma pausa. Sendo assim, quando as coisas fugirem do controle, tire o tempo necessário para descansar e volte a focar no que gostaria de realizar.
Além disso, experimente dar um passo por vez, ao definir um objetivo. O processo, na maioria das vezes, é mais importante que o resultado. Ao se concentrar em uma etapa de cada vez, é possível manter a disciplina com mais facilidade e criar hábitos construtivos.
Como desenvolver as hard skills?
E as habilidades técnicas? Será que é possível trabalhá-las? Mas, é claro! Inclusive, elas são mais fáceis de serem desenvolvidas quando você foca em buscar conhecimento de diferentes fontes.
Desse modo, o segredo para fortalecer as hard skills é estar sempre à procura de novos aprendizados, atualizações e capacitações. Quer ver alguns exemplos de práticas excelentes para desenvolver fortes habilidades? A seguir, confira nossas dicas!
Atualize-se sobre o mercado
Acompanhar as tendências, flutuações, desvalorizações e crescimentos da área em que você atua ou pretende seguir é uma excelente atitude. Com base nessas informações, é possível se preparar com antecedência para se destacar no mercado.
Nesse caso, tenha em mente que criar o hábito de ver as notícias relacionadas ao nicho de atuação e conversar com profissionais da área são estratégias eficientes, que auxiliam uma pessoa a se manter atualizada no assunto que a interessa.
Participe de eventos na área de atuação
Sabe outra medida que ajuda a se manter por dentro das novidades? Estar presente nos eventos do campo de atuação. Palestras, workshops, seminários, feiras, entre várias outras atividades são muito benéficas para fortalecer as hard skills.
Outra vantagem de acompanhar os eventos da área é a possibilidade de ter contato com outras pessoas, o que é muito útil para conquistar bons resultados, como fazer networking e conhecer sobre novos assuntos. Afinal, esse é um dos espaços mais propícios para encontrar profissionais com interesses em comum e trocar experiências.
Estude novos idiomas
Essa é mais uma iniciativa que faz a diferença no desenvolvimento de habilidades apreciadas no mercado de trabalho: falar outros idiomas, além da língua materna.
O inglês, espanhol, francês, mandarim, alemão ou qualquer novo idioma pode abrir portas para uma carreira de sucesso. Além de ser um diferencial para um profissional, auxilia na comunicação com outras pessoas, abrindo a possibilidade de atuação em outros países.
Vale ressaltar que existem diversas maneiras de aprender uma nova língua. Os cursos de idiomas são os mais procurados, mas também é possível estudar por conta própria, com materiais online, filmes, jogos, músicas, entre outras fontes.
Aprenda a usar ferramentas tecnológicas
Praticamente todo o campo do mercado utiliza recursos digitais no dia a dia de trabalho. Por esse motivo, ter afinidade com a tecnologia é importante para um profissional que pretende ter um bom crescimento.
A boa notícia é que aprender a lidar com ferramentas tecnológicas é totalmente possível. Contudo, para isso, é necessária uma dose de dedicação. Conhecer os principais softwares e demais tecnologias utilizadas na área de atuação é um passo fundamental para saber por onde começar. Por isso, também a importância de se atualizar constantemente.
Além disso, aproveite os cursos e materiais disponíveis na internet para aprender cada vez mais. Vale a pena também pedir ajuda para amigos e colegas que sabem mais sobre o tema. Ter proatividade, quando o assunto é tecnologia, faz toda a diferença nos estudos e no desenvolvimento de hard skills.
Faça cursos
A educação é uma das principais aliadas do sucesso pessoal e profissional de um indivíduo. Afinal, por meio dela, é possível trabalhar hard skills e soft skills igualmente, cada uma de uma determinada maneira.
Outro ponto positivo é que existe uma variedade de cursos que você pode apostar para se manter em desenvolvimento. Por exemplo, é possível fazer faculdade, entrar em um curso técnico ou, até mesmo, iniciar uma pós-graduação para obter conhecimentos úteis para crescer na carreira.
Inclusive, há a opção de realizar cursos livres, para se atualizar sobre a área de atuação e aprender um novo assunto. Nesse caso, a duração é menor e há mais praticidade.
Falando nisso, investir no ensino a distância (EAD) é outra excelente ideia. Assim, é possível dar continuidade aos estudos com flexibilidade de horários, autonomia para montar a rotina e facilidade para acessar os materiais.
Como a UAM pode ajudar?
Na Anhembi Morumbi você encontra diversas oportunidades para desenvolver soft e hard skills. Comprometida com a qualidade do ensino, a instituição oferece cursos dos mais variados setores e com as mais diversas durações.
Além disso, aqui, você pode desfrutar de EAD de qualidade, com tudo o que precisa para estudar com mais tranquilidade. Nossos cursos são atualizados e contam com um ótimo suporte ao aluno, auxiliando no aprendizado de diferentes maneiras.
Agora que você já sabe o que são hard skills e soft skills, é hora de focar no desenvolvimento pessoal e profissional. Coloque essas dicas em prática e se dedique a novos aprendizados. Desse modo, é possível conquistar, dando um passo por vez, o tão esperado sucesso na carreira.
Já que a educação é um dos aspectos mais importantes para o crescimento profissional, que tal voltar a estudar alguns conteúdos? Veja como criar uma rotina de estudos com disciplina e organização!
[rock-convert-cta id=”967″]